quarta-feira, 20 de junho de 2012

NACIONAL:

'Lula deve ter percebido

o fora que ele deu',

afirma Erundina

Ex-presidente negociou apoio de Maluf e do PP ao PT na eleição de SP.
Por esse motivo, deputada decidiu desistir de ser vice do petista Haddad.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou nesta quarta (20), em Brasília, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um "fora" ao negociar uma aliança eleitoral com o PP e ao se deixar fotografar cumprimentando o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), presidente estadual do partido em São Paulo.
Erundina desistiu de disputar a eleição municipal como vice de Fernando Haddad, pré-candidato do PT, devido ao acordo com Maluf, de quem é rival. Na última segunda, Lula e Haddad participaram de um almoço com Maluf e posaram para fotógrafos e cinegrafistas nos jardins da casa do deputado.
"O Lula é sensitivo, tem sensibilidade, é intuitivo. Nessas alturas, ele já deve ter lido o que falei. Com certeza, Lula já deve ter percebido o fora que ele deu [ao fazer fotos com Maluf]", afirmou a deputada. A assessoria do ex-presidente afirmou que ele não vai comentar as declarações da deputada.
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) caminha na esteira rolante do anexo 4 da Câmara (Foto: André Dusek / Agência Estado)
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) nesta quarta, na esteira rolante do anexo 4 da Câmara dos Deputados (Foto: André Dusek / Agência Estado)
Apesar da crítica, ela disse que não pode "responsabilizar" o ex-presidente pela aliança com Maluf. "Não posso responsabilizar o ex-presidente pela sua posição. Ele deve ter sua razões. Não quero julgar. Mas o fato em si [foto com Maluf] contribuiu para a minha decisão."
Erundina disse que o PT cedeu à "exigência" de Maluf de uma aparição pública ao lado de Lula.
"Ele [Maluf] fez um cálculo. Exigiu que Lula fosse lá. Isso foi o que eu li. Já acho absurso, osso duro de roer, eventualmente ter que tê-lo na coligação. Acho que não tinha... um minuto na TV, o tempo que fosse, não justifica. É preço alto que se paga. Ainda por cima ceder a essa exigência", declarou em entrevista nesta quarta.
Apesar disso, a deputada negou que a principal motivação da decisão dela tenha sido a "forma" pela qual a aliança foi apresentada. Para ela, Maluf tenta se "higienizar" ao aparecer ao lado de Lula.
"Não é a forma. É a posição dessa força dentro da campanha. Ele [Maluf] mesmo está dizendo: 'Olha, eu vou aparecer na campanha eleitoral'. Ele que está dizendo. Ele quer aparecer com outra imagem, que não é aquela de que está sendo procurado pela Interpol. Ele se higieniza", declarou.
Erundina disse que, quando aceitou ser vice, ninguém havia falado sobre aliança com PP ou Maluf.
"Domingo à noite eu estive com o candidato. Longas horas, muita reflexão política. Eu manifestei a ele a inconveniência dessa aliança, e ele me disse que não tinha nada de concreto. [...] Ele [Haddad] minimizou a importância dessa aliança e não colocou nada que pudesse concretizar o que se comprovou [aliança do PT com Maluf]."
Segundo Erundina, ela e Maluf são "óleo e água". "Não é questão pessoal. É questão política. Ele é muito expansivo, até demais. Ele tenta passar sempre intimidade. Eu convivo bem com a figura. Agora, politicamente, é um desastre", declarou.
A deputada também apontou como outro motivo para ter deixado a candidatura a vice na chapa de Haddad as relações de Maluf com o regime militar.