terça-feira, 19 de junho de 2012

EGITO URGÊNTE:

Mubarak está clinicamente morto
A saúde do líder piorou depois que seu julgamento começou
MubarackKhaled Desouki/AFP
Hosni Mubarak, ex-ditador do Egito
O presidente egípcio deposto, Hosni Mubarak, preso há duas semanas, após sofrer um AVC, foi diagnosticado clinicamente morto anunciou nesta terça-feira (19) a AFP.
"Degradação do estado de saúde de Mubarak, vítima de um ataque cerebral", indicou a televisão pública. A informação foi confirmada pela agência oficial Mena.
Antes a Mena havia informado, citando fontes de segurança, que "o coração do ex-presidente Hosni Mubarak (...) parou e ele foi tratado com a ajuda de um desfibrilador".
"O estado de saúde de Mubarak entrou em uma fase grave", acrescentou.
A agência citou autoridades anônimas, que não descartaram uma transferência do ex-presidente "para um hospital militar em algumas horas, caso seu estado de saúde continue a se deteriorar".
Mubarak, de 84 anos, está detido em uma ala médica da prisão de Tora, no sul do Cairo, depois de sua condenação à prisão perpétua, no dia 2 de junho, data na qual seu estado de saúde teria começado a declinar. Fontes de segurança indicaram que ele sofre de depressão severa, de dificuldades respiratórias e de hipertensão.
Sua família pediu que ele fosse transferido para um hospital para ser tratado, como tinha sido o caso antes de sua condenação, mas as autoridades indicaram que não tinham tomado ainda uma decisão e que Mubarak seria "tratado como qualquer prisioneiro".
O ex-chefe de Estado foi condenado à prisão perpétua pela repressão à revolta contra seu governo, no início de 2011, que deixou cerca de 850 mortos.