sábado, 16 de junho de 2012

NACIONAL: Inacreditável Futebol Clube

Política

PT cede secretaria, e Maluf pode apoiar Haddad


Se PP paulista anunciar apoio ao candidato do PT, partido terá mais tempo na TV que Serra

O Globo

A três dias da reunião em que o PP anunciará a quem vai apoiar na eleição em São Paulo, a concessão de uma secretaria no Ministério das Cidades ao deputado Paulo Maluf (PP-SP) deixou o partido mais próximo de uma aliança com o PT do pré-candidato Fernando Haddad do que com o PSDB do ex-governador José Serra. A nomeação de um indicado de Maluf, o engenheiro Osvaldo Garcia, para comandar a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

O ministério atribuiu a mudança a um “ajuste técnico de gestão”. Mas a nomeação tem razões políticas. Foi uma saída encontrada por dirigentes nacionais do PP, como o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para tentar fazer Maluf fechar um acordo com Haddad. Maluf, há meses, negocia com os tucanos as condições de uma aliança com Serra. A reviravolta surpreendeu o grupo serrista.

Garcia toma posse na próxima semana. Já o atual dirigente da pasta entregue a Maluf, Leodegar da Cunha Tiscoski, foi transferido para a Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos.

A disputa pelo apoio do PP deve-se ao tempo que a sigla tem no horário eleitoral gratuito, cerca de um minuto e meio. Ele definirá se será Haddad ou Serra quem terá a maior propaganda na TV. Segundo integrantes da campanha tucana, mais de uma vez Maluf garantiu a Serra o apoio, mas, quando procurado para agendar o anúncio, recuou.

— Corremos o risco de não ter o PP na coligação — admitiu um auxiliar de Serra.

 FONTE: Blog do Noblat