sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DONA SEVERINA, UMA "BACURAU" DO PÉ ROXO


Mesmo não sendo obrigada a votar nas eleições deste ano, Dona Severina da Silva Arcanjo, 84 anos, está contando os dias para votar nos candidatos do PMDB ou indicados pelo partido, já que se declara "UMA BACURAU DO PÉ ROXO".
Natural de Parelha, Dona Severina, mudou-se para Natal em 1942 e já em 1946 votou em Aluízio Alves para Deputado Federal Constituinte.
Ela foi uma das milhares de integrantes da "CRUZADA DA ESPERANÇA", movimento político popular que levou Aluízio ao Governo do Estado em 1960 . "Eu aguardava Aluízio na Guarita (Quintas), ele chega de trem do interior e de lá partia-mos com ele em passeata pelas ruas de Natal, os adversário que estavam no poder tentavam impedir as mobilizações usando até a polícia, mais não conseguia pois a força do povo era maior - O discurso de Aluízio era empolgante e as mobilizações algo espetacular, empolgava a todos". Comentou
EMPREGO- Dona Severina alega que votou em Aluízio movida apenas pelo coração. "No último ano de Governo minha situação era difícil, eu trabalhava muito e ganhava pouco, aí me lembrei de Aluízio , ele falava todo dia, às 12 horas na Rádio Gabugi (Na época próximo a Igreja de São Pedro). Havia uma multidão lhe cercando, me aproximei e entregue-lhe uma carta onde lhe pedia um emprego,ele colocou no bolso do paletó, trinta dias depois recebi a informação que minha nomeação estava publicada no Diário Oficial e passei a trabalha na Escola Frei Miguelinho até me aposentar.
Lourdinha Arcanjo (filha), comentou que quando foi noticiado o falecimento de Aluízio, Dona Severina passou mal, chorou muito e teve que ser medicada, o que impediu seu comparecimento ao velório e sepultamento do seu grande líder. Ela lamenta até hoje o fato de não ter tido a oportunidade de agradecer pessoalmente a Aluízio, mais sonha em contar todo essa história ao seu Filho Henrique "Em particular, em caminhada, não". afirmou.
Em 1988 Foi convidada por sua filha (Luordinha), para Residir no PROLAR
"Quando soube que São Gonçalo do Amarante era a terra dos bacuraus, topei na hora, estou feliz e acredito quem estou morando no lugar certo". Comentou.
Quem chega a Casa de Dona Severina ela faz questão de divulgar em quem vai votar e para mostrar que tem memória boa, cita até os números:
Deputado Estadual POTI JÚNIOR - 15000.
Deputado Federal HENRIQUE ALVES - 1511.
Senadores:
GARBALDI ALVES - 154.
JOSÉ AGRIPINO - 252.
Governador: Rosalba - 25.
Presidente José Serra - 45.