quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Técnico Bernardinho vira principal aposta de Aécio para disputar o governo do Rio
Publicidade
BERNARDO MELLO FRANCO
DO RIO

O técnico Bernardinho, da seleção masculina de vôlei, virou a principal aposta do presidenciável Aécio Neves (PSDB) para garantir um palanque tucano no Rio.
O senador afirmou nesta terça-feira (5), pela primeira vez, que o treinador é a "grande alternativa" do partido para disputar o governo do Estado em 2014.
Bernardinho nunca concorreu a um cargo público e se filiou à legenda há apenas três meses, a convite de Aécio. A família dele é contra sua entrada na política.

Moacyr Lopes Junior /Folhapress
O técnico Bernardinho durante treino da seleção brasileira
O técnico Bernardinho durante treino da seleção brasileira

"Filiamos um grande atleta, empresário, economista altamente qualificado, um grande motivador que pode oxigenar a política do Rio, que é o técnico Bernardinho", disse o senador à emissora Rede Vida.

"Vamos construir uma agenda nova para o Rio e seu nome é uma grande alternativa para ocupar esse espaço enorme que há hoje no estado", acrescentou.

Bernardinho não quis comentar as declarações. Sua mulher, a ex-jogadora de vôlei Fernanda Venturini, afirmou à Folha que é contrária a candidatura.

"A família quer ele nas quadras e não na política. O futuro a Deus pertence", disse.

Mais cedo, ela afirmou ao portal Terra que o plano eleitoral "é invenção do Aécio" e que o técnico "não vai se candidatar a nada".

ESTRATÉGIA

O plano do PSDB é explorar a popularidade de Bernardinho e o fato de ele não ser visto como um político profissional.

"Eu gostaria muito que ele fosse nosso candidato. O momento é de renovação e seria ótimo ter alguém de fora da política tradicional. Ele é um cara com garra, um vencedor", disse o presidente do partido no Rio, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

Em junho, no auge da onda de manifestações, Bernardinho usou o Twitter para defender os protestos pacíficos e criticar a classe política.

"Já que os políticos eleitos pelo povo para representá-lo e defender seus interesses pouco ou nada fazem pelo povo, só nos resta protestar!!", escreveu.

O treinador é formado em economia pela PUC-Rio, celeiro de quadros do PSDB e de colaboradores do governo Fernando Henrique Cardoso.