segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Arquidiocese dá início à festa da padroeira de Natal

Dia de Nossa Senhora da Apresentação é celebrado em 21 de novembro.
Programação religiosa acontece na Catedral e na antiga Catedral.

Do G1 RN
Tradicional vigília acontece dia 21, a partir da meia noite, na Pedra do Rosário (Foto: Canindé Soares)
Tradicional vigília acontece dia 21, a partir da meia
noite, na Pedra do Rosário
(Foto: Canindé Soares)
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal e da Arquidiocese, começa nesta segunda-feira (11), às 18h, com a procissão das bandeiras, seguida de uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Logo após, será aberta a quermesse, com funcionamento de barracas. As comemorações seguem até o dia 21 de novembro.
O tema da festa neste ano é “Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé”. A programação se desenvolverá na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação – antiga Catedral e na Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, na capital.
Diariamente, às 5 horas da manhã, acontecerá o ‘Madrugando com Maria’: uma caminhada que sairá da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e seguirá até à antiga Catedral, onde haverá missa. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação ainda acontecerá os ‘Louvores a Nossa Senhora’, com oração do terço e ladainha, sempre às 16h30. No final, às 17h30, haverá celebração eucarística. No período de 18 a 20, às 11h30, também haverá celebração de missa.
De 11 a 21 de novembro, será desenvolvida uma extensão programação na Catedral Metropolitana, em honra de Nossa Senhora da Apresentação. De segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30. Aos domingos, a missa será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas. Na capela do Santíssimo Sacramento, localizada na cripta da Catedral, haverá missa, de segunda à sexta-feira, às 8 horas. Todos os dias, às 10h15 e às 15h45, na Catedral, será rezado o Ofício de Nossa Senhora. No mesmo período, às 18 horas, será recitado o terço mariano, com transmissão pela Rádio Rural de Natal. E, às 19 horas, celebração de novena.

Novenário

As novenas serão celebradas no período de 12 a 20 de novembro, sempre às 19 horas, presididas pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Todas as noites, após a novena, será desenvolvida a programação sócio/cultural, com funcionamento de quermesse, no pátio da Catedral Metropolitana.
Dia da festa
A festa de Nossa Senhora da Apresentação será encerrada no dia 21 de novembro, feriado no município de Natal. Nesse dia a programação começa meia noite com uma vigília na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontece a procissão fluvial pelas águas do Rio Potengi até a Pedra do Rosário, onde às 5 horas será celebrada missa.

Às 7h30, na antiga Catedral, também haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10 horas, na Catedral, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

A procissão da festa, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16 horas, saindo da antiga Catedral com destino à Catedral, onde será celebrada missa marcando o encerramento dos festejos.

Serviço
Festa de Nossa Senhora da Apresentação
Local: Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e Catedral Metropolitana, Cidade Alta, Natal
Período:11 a 21 de novembro