segunda-feira, 16 de setembro de 2013

São Gonçalo:
Unidade de Saúde do Centro será reaberta em outubro

Na manhã desta segunda (16), o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, vistoriou a reforma da Unidade Básica de Saúde (Centro). A visita foi acompanhada pelo Prefeito Jaime Calado, os secretários Ledson França (Comunicação) e João Eider (Gabinete Civil), além de auxiliares, servidores e a diretora do Laboratório de Análises, Ana Moura.

A unidade do Centro é uma das 13 em reforma no município e está com a estrutura totalmente alterada para permitir mais funcionalidade. São cinco consultórios médicos, uma nova sala que vai receber o consultório de odontologia, farmácia, sala de expurgo, recepção, banheiros sociais, inclusive com acessibilidade para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

 O Prefeito ficou satisfeito com o andamento da reforma e espera que a unidade seja logo entregue. “A estrutura desse prédio está ótima, é praticamente outra unidade, e que segue um padrão. Acredito que agora o atendimento vai melhorar ainda mais” finalizou.


Laboratório foi reformado e receberá novos equipamentos

O laboratório de análises clínicas também foi restaurado e, agora, além da estrutura moderna contará com três novos equipamentos de ultima geração, podendo atender melhor e mais rapidamente a demanda da população. O laboratório vai ganhar capacidade para fazer até 2.400 exames por dia como Triglicerídeos, Colesterol, Glicose, 2.400 exames tipo Hepatite, HIV e dosagens hormonais, bem como produzir o resultado de 60 hemogramas por hora, tudo isso dependendo da demanda.

Além das máquinas, os profissionais bioquímicos vão passar por cursos de qualificação para se adequarem ao manuseio dos novos equipamentos e atenderem melhor os pacientes. A capacitação já está agendada para esta quarta-feira (18). A Secretaria de Saúde estuda agora a possibilidade de implantar os resultados e acompanhamento dos exames digitalmente, através da internet, facilitando assim o acesso e a comodidade do paciente. A previsão é que a unidade de saúde e o laboratório sejam reabertos na primeira quinzena de outubro.


Por Marilia Costa