quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Na TV, Aécio ataca alta da inflação, obra inacabada e rodovias do país

Em propaganda, senador diz que quem muda país é quem está 'ralando'.
Programa do PSDB mostra tucano 'conversando' com pessoas nos estados.

Felipe Néri e Renan Ramalho Do G1, em Brasília

O presidenciável tucano Aécio Neves, em trecho de propaganda do PSDB (Foto: Reprodução/PSDB)
O presidenciável tucano Aécio Neves, em trecho de
propaganda do PSDB
(Foto: Reprodução/PSDB)
O senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, protagonizou propaganda do partido transmitida na TV na noite desta quinta-feira (19), em que criticou a condução da economia pelo governo, com foco na inflação, obras públicas e infraestrutura. No programa, o tucano aparece conversando com uma feirante, um pequeno agricultor e produtores rurais sobre suas dificuldades. No último trecho, vai a São Paulo falar com jovens sobre educação e manifestações de rua.
Aécio é o único representante do partido que aparece nos dez minutos do vídeo. O parlamentar mineiro é apontado como provável candidato tucano à presidência em 2014, à frente do ex-governador de São Paulo José Serra, que chegou a sugerir prévias para a escolha.
No peça exibida na TV, Aécio aparece viajando de ônibus às cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Mauriti, no Ceará. O Nordeste é a região onde a presidente Dilma Rousseff e o governo do ex-presidente Lula têm maior aprovação.
No município paraibano, ele conversa com uma feirante que reclama por ter tido que aumentar os preços na banca onde trabalha devido ao aumento dos preços no supermercado.
"O governo tem que focar, em primeiro lugar, cuidar da economia, tem que garantir tolerância zero com a inflação. Não tem que haver mais inflação. Essa foi a grande conquista da sociedade brasileira", diz Aécio após ouvir a feirante.
Ele também afirma desejar ver várias mulheres com a “garra” e “coragem” que ela tem. “Cada vez mais a mulher está empreendendo. As coisas estão mudando.”
Em seguida, Aécio segue para a cidade cearense, onde conversa com um agricultor que perdeu sua safra devido à seca. O homem mostra trecho de obras do Rio São Francisco paralisadas. "A gente não pode perder a esperança, não. A gente tem que acreditar que vai chegar uma hora que a gente vai ter gente consciente de que começou uma obra, tem que ter dinheiro para acabar com essa obra", afirma.
Depois de passar pelo Nordeste, o programa do PSDB mostra Aécio em Sorriso, no Mato Grasso. Em conversa com vários produtores rurais que se queixam da dificuldade de escoar a produção, ele diz que o país "parou no tempo" no quesito logística. "O Brasil merece um Estado eficiente, que planeje, que inicie essas obras e entregue essas obras".
 
'Papo reto'
O programa termina com Aécio dizendo que, além da economia, o Brasil deve dar prioridade para a educação e cita como exemplo as Etecs, escolas técnicas de São Paulo. Nesse trecho, ele cita o outro único político do PSDB no programa, o governador Geraldo Alckmin.
Na última parte, aparece sentado numa escada com jovens de São Paulo, cidade onde eclodiram as manifestações que se alastraram pelo país em junho. Aécio diz que as manifestações de rua "não foi para um partido, não foi para um governante, foi para todos nós que fazemos política; eu me incluo entre esses também".
Depois, diz que "está todo mundo cansado também de enrolação, das mesmas promessas, do mesmo jeito". "Chega e fala, é papo reto: 'O que é que é? Como é  que dá para fazer? Por que não dá para fazer?'", emenda o senador.
Na roda de conversa, uma estudante diz ter participado dos protestos e pergunta ao presidente do partido "por que devemos acreditar que com vocês [do PSDB] vai ser diferente".

"Eu tenho uma visão de país diferente um pouco daqueles quem estão no governo hoje, que acha que o Estado faz tudo para você. Eu acho que quem muda o Brasil é você, você que está estudando e ralando. O estado tem que dar condição, tem que gastar menos com a sua estrutura para gastar mais com as pessoas", responde Aécio.

O programa termina com o novo slogan do partido: "Quem muda o Brasil é você".