quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grupo protesta em Brasília após voto de Celso de Mello no STF

Ministro desempatou placar de 5 a 5 e aceitou embargos infringentes.
Com isso, 12 dos 25 réus do mensalão devem ter um novo julgamento.

Do G1, em São Paulo

Um grupo de manifestantes realizou um ato em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (18), durante e após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello proferir seu voto a favor dos embargos infringentes para os condenados no processo do mensalão.
Com isso, o placar, que estava empatado, ficou em 6 a 5 a favor dos embargos, tipo de recurso que levará a um novo julgamento em dois crimes (formação de quadrilha e lavagem de dinheiro) para 12 dos 25 condenados no caso.
 
Prevendo a possibilidade de protestos, o STF aumentou o efetivo da segurança. O número total de seguranças não foi divulgado, mas 40 homens extra foram convocados. Além disso, policiais militares também fazem a segurança na Praça dos Três Poderes.
Além do aumento do efetivo de seguranças no STF, o tribunal também foi cercado por grades de proteção.
Manifestantes, no entanto, chegaram a romper uma das barreiras montadas. Mas não conseguiram acessar o prédio. O grupo levou cartazes e se fantasiou para protestar. Uma mulher de biquíni causou alvoroço durante o ato.
Dos 25 condenados pelo Supremo, 12 têm direito aos infringentes. São os casos de João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg, que nas condenações por lavagem de dinheiro obtiveram ao menos quatro votos a favor.
Seguranças protegem a entrada do Supremo em sessão de julgamento do mensalão (Foto: Agência Brasil)
Seguranças protegem a entrada do Supremo em
sessão de julgamento do mensalão
(Foto:
Agência Brasil)
João Paulo Cunha, condenado a 9 anos e 4 meses em regime fechado, caso consiga ser absolvido de lavagem de dinheiro (pena de 3 anos), passará para 6 anos e 4 meses em regime semiaberto. Para ele ser abolvido, precisa conseguir os votos dos ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, que não participaram dos julgamentos que levaram às condenações no ano passado.
Para outros oito réus (José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Roberto Salgado), condenados no crime de formação de quadrilha por seis votos a quatro, também há possibilidade de redução de penas.