sábado, 5 de maio de 2012

LUIZ SOLANO/O Repórter do Planalto

luizsolano@gmail.com

BRASÍLIA, 5 de maio de 2012
 
Os estrangeiros estão chegando
Além da entrada indesejada de estrangeiros, especialmente chineses, africanos e haitianos, sem qualquer qualificação, o Brasil vem importando mão de obra, pois somos incapazes de formar técnicos para suprir o crescimento de nosso parque industrial. O Sistema S, que deveria suprir essa demanda, há muito virou cabide de empregos e joga fora bilhões de reais que lhes são repassados, sem qualquer controle e fiscalização do TCU, da AGU e do Ministério Público. Assim, o Senac virou faculdade; o Sebrae esbanja dinheiro em ações midiáticas com produtividade muito baixa; e o Senai forma poucos técnicos. Os recursos que vão para essas entidades deveriam ser investidos diretamente na atividade fim, em escolas técnicas que formasse mão de obra qualificada, especialmente para as micro e pequenas empresas. Infelizmente, mais uma vez os interesses políticos falam mais alto do que a racionalidade e seriedade da ação pública.
A CPI é verdadeira?
A CPI do Cachoeira é necessária, e se for conduzida com seriedade vamos pegar políticos de alto coturno em todos os partidos, mas o assessor do Lula, Okamoto, deixou bem claro como o PT pensa e a forma de como vai operar nessa CPI. O PT tem maioria folgada para massacrar a oposição e jamais algum petista será convocado para depor; os que forem citados serão inocentados pela famosa desculpa de caixa 2, dinheiro não contabilizado etc. Essa CPI vem em boa hora para a turma do Lula, pois será a cortina de fumaça para o julgamento do Mensalão. Segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, há uma nova categoria de políticos: "os corruptos do bem". A CPI, podemos afirmar com clareza, será um grande tribunal de exceção governista, comandada pelo PT, não para punir corruptos, mas para eliminar uma oposição capenga. Nosso país, a cada dia, caminha a passos largos na direção do fundo do poço. Basta lembrar quem é o advogado do Carlinhos Cachoeira.
Enriquecimentos inexplicáveis
Demóstenes Torres quadruplicou seu patrimônio depois de 2010. Também é fato comprovado que o patrimônio de Antonio Palocci aumentou 20 vezes enquanto trabalhava para o governo do PT. Isso não indigna mais ninguém? Os petistas vão dizer que essa é numa notícia requentada, mas desde quando crimes têm prazo de vencimento tão rápido? E o mega patrimônio estilo vapt-vupt dos filhos do Lula, que vão servir a várias gerações do clã Silva? Ninguém fala nada sobre isso? Eu acho assim: ou todo mundo vai para a fogueira ou essa questão não passa de palhaçada e este País jamais será uma nação de homens de caráter.
Poupança
Como sempre, o governo petista legislando de forma esdrúxula. Uma vez que toda medida provisória deveria ser para casos urgentes, mexeu com a sagrada poupança do povo brasileiro. Voltou o governo a beneficiar os bancos que emprestam dinheiro consignado a 1,5% e cobram um absurdo no cheque especial e cartões de crédito, por qualquer atraso, e que agora vão pagar quase nada para os poupadores. Haveria com certeza outra forma de se diminuir os juros altos desse nosso Brasil. Eles escolheram a forma mais prática e boa para o governo e banqueiros. É a grande prova que esse governo é na verdade um enorme sindicato, mas não do povo brasileiro.