sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Henrique terá o apoio do PT"
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT/RS), afirmou ontem, durante entrevista coletiva, em Natal, que o deputado federal Henrique Alves deverá ser o indicado do PMDB para sua sucessão no Legislativo e garantiu que este projeto conta de antemão com o apoio do PT. Marco Maia veio à capital para receber o título de cidadão natalense e antes de seguir para a solenidade na Câmara Municipal de Natal (CMN) foi à sede estadual petista conversar com militantes e atender a imprensa. Entre tantos assuntos, o parlamentar gaúcho externou a aliança entre ambas as legendas como sendo "perene, sólida" e que vai caminhar pelos próximos anos "pelo bem do Brasil". "Nós não exerceremos nenhum veto à indicação que venha a ser feita pelo PMDB para disputar a Câmara dos Deputados", disse ele.
Rodrigo SenaHenrique Eduardo e Marco Maia conversam, na Câmara Municipal, após a solenidade de entrega do título de cidadania natalense
Henrique Eduardo e Marco Maia conversam, na Câmara Municipal, após a solenidade de entrega do título de cidadania natalense
O encaminhamento de propostas de maneira uníssona tanto na Câmara como no Senado pelo PT e PMDB demonstra uma afinidade, segundo ele, que garante a manutenção do acordo entre ambos para a sucessão na Câmara dos Deputados e da presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2014. Marco Maia trata como sendo natural e normal as divergências que vez por outra aparecem entre os dois partidos na hora de apreciar propostas em discussão na Câmara Federal. A mais recente foi a aprovação, com a ajuda expressiva dos peemedebistas do projeto do Código Florestal que contrastou claramente os interesses da Dilma Rousseff. Um já cantado veto por parte da presidenta deverá provocar um novo debate entre os deputados do PMDB e do PT na Casa.
Ele enfatizou os descompassos entre parlamentares peemedebistas e petistas são resultado da complexidade e do número elevado de projetos polêmicos que estão sendo discutidos no Congresso. "Nós poderíamos ter desviado desses temas durante este último ano em que eu estive na presidência, mas preferimos fazer o caminho inverso. Nós preferimos percorrer o debate". Ele lembro que foi dessa forma que foram votados o projetos como o do Código Florestal, da PEC da Música, da regulamentação do aviso prévio proporcional, do Funpresp, e a proposta da Emenda 29 (da Saúde)", assinalou.
As desavenças "regionais" com o PMDB, em suma, serão bem entendidas pelos petistas em prol de uma aliança nacional, que garante a governabilidade da presidenta Dilma Roussef. "A primeira coisa que nós temos que ressaltar é que a aliança do PT é com o PMDB e a do PMDB é com o PT. Vamos respeitar peculiaridades de cada um", respondeu Marco Maia ao ser questionado se posicionamentos de peemedebistas potiguares como o de se aliar à governadora democrata Rosalba Ciarlini e de levantarem a bandeira do Código Florestal seriam consideradas pela cúpula petista em Brasília.
Durante a entrevista Marco Maia falou ainda sobre eleições municipais em Natal e Mossoró, destacou a necessidade de articular o maior número de parcerias possíveis com os aliados do Governo Federal e disse que as peculiaridades de cada localidade serão consideradas pela cúpula nacional do PT. O caso de Mossoró está sob análise em Brasília. A entrevista completa com Marco Maia será publicada na TRIBUNA DO NORTE, edição de domingo.

Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), recebeu ontem o título de cidadão natalense. A solenidade foi no plenário da Câmara Municipal, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), da prefeita Micarla de Sousa (PV) e dos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB), João Maia (PR) e Fátima Bezerra (PT).

A iniciativa de entregar o título de cidadania a Marco Maia foi dos vereadores Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR). A entrega faz parte das comemorações alusivas aos 400 anos da Câmara Municipal.

Antes da cerimônia, Marco Maia se reuniu com os petista para um bate-papo na Sede do Diretório Estadual.

Atual presidente da Câmara dos Deputados, Marco Aurélio Spall Maia nasceu em 27 de dezembro de 1965. Natural de Canoas/RS, foi reeleito para o seu terceiro mandato parlamentar (2011-2015). Iniciou a carreira política no movimento sindical.

Marco Maia é filiado ao Partido dos Trabalhadores/RS desde 1985. Assumiu seu primeiro mandato em 2005, reelegendo-se em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato ao obter 122.134 votos, colocando-o entre os dez deputados federais mais votados pelos gaúchos.