sexta-feira, 25 de maio de 2012

ACORDÃO: PT X PSB EM MOSSORÓ

Após retirada de candidatura, Josivan Barbosa nega apoio a Larissa Rosado

Júlio Pinheiro - repórter/TN
O reitor da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Josivan Barbosa (PT), não vai apoiar a candidatura de Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró. Depois de ter sua pré-candidatura à sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM) barrada por decisão da Executiva Nacional do PT, o reitor disse que não está à disposição para ser o vice na chapa encabeçada pelo PSB e que vai se afastar do processo eleitoral majoritário na cidade.

A candidatura de Josivan Barbosa em Mossoró foi cercada de polêmicas desde o surgimento do nome do reitor como possibilidade de disputar a eleição. O próprio PT local estava dividido quanto ao lançamento de cadidatura ou apoio a Larissa Rosado. A decisão pró-candidtaura só ocorreu no dia 18 de março, durante prévia da legenda, quando a maior parte dos filiados decidiu pelo lançamento da candidatura de Josivan Barbosa. Porém, a decisão da Executiva Nacional divulgada ontem (24) frustrou os planos dos defensores do lançamento do reitor na disputa eleitoral.
Júnior Santos
Josivan Barbosa lamentou decisão da Executiva Nacional do PT que retirou pré-candidutura à Prefeitura de Mossoró
Josivan Barbosa lamentou decisão da Executiva Nacional do PT que retirou pré-candidutura à Prefeitura de Mossoró

"Não há alternativa. É uma decisão que considero equivocada porque acho importante criar uma alternativa para os eleitores da cidade. Mas como não foi possível, paciência", lamentou o deputado estadual Fernando Mineiro, defensor da candidtaura própria do PT em Mossoró e pré-candidato à Prefeitura do Natal.

Para Josivan Barbosa, a decisão do PT expressa a falta de sintonia do partido entre as esferas municipais, estaduais e nacional. "O acordo de bastidores atropela a questão local e o desejo da população de Mossoró de, depois de 30 anos, ter uma alternativa diferente para a eleição. O eleitor teve cortado o seu direito de ir às urnas escolher o candidato que queria", disse o reitor.

Apesar do acordo para que o PT indique o vice-prefeito na chapa de Larissa Rosado, Josivan Barbosa rechaçou a possibilidade de ser indicado para a vaga e disse que, em Mossoró, só irá trabalhar para a eleição de vereadores pelo PT, mesmo sem entrar na disputa por uma vaga no Legislativo.
"Vou dar prioridade a trabalhar na chapa proporcional para que os companheiros do PT consigam a eleição. Coloquei-me à disposição para apoiar o partido nas candidaturas da região do Alto e Médio Oeste. Não guardo mágoa ou rancor, mas vou me afastar da eleição majoritária de Mossoró", explicou Josivan Barbosa.

Durante a reunião em São Paulo que definiu a retirada da pré-candidatura de Josivan Barbosa, a Executiva Nacional do PT definiu que o partido apresentará o candidato a vice-prefeito na chapa de Larissa Rosado e também que a legenda componha com o PSB a chapa proporcional de vereadores. O motivo para a decisão foi uma queixa do PSB sobre o posicionamento do PT em Recife, Duque de Caxias e Mossoró, onde o PSB exigia o apoio petista para "retribuir" a aliança em São Paulo, apoiando a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad à Prefeitura paulistana.