terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dilma visita ex-presidente e conversa sobre o G-20

Ao lado de Guido Mantega, Dilma Rousseff visita Lula em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Após a visita de mais de uma hora que fez na noite desta segunda-feira (31) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no hospital, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou estar feliz por ter encontrado Lula "muito disposto" e cheio de energia."Saio muito contente porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente tem. Aquela energia que ao mesmo tempo é uma combinação de força do organismo dele e da energia que sai da bondade do presidente, da alegria que ele tem de viver", disse a presidente, que ainda brincou: "Saio certa de que vamos, em janeiro (sic), ver o presidente desfilando na Gaviões da Fiel". Dilma fazia referência à escola de samba paulistana que homenageará Lula na avenida no ano que vem.

Dilma afirmou ter dado poucas dicas a Lula sobre a quimioterapia porque, segundo ela, cada organismo reage de um jeito ao tratamento. A presidente usou uma gripe que a acomete para exemplificar. "Eu saí de Brasília, fazia uns 9 graus. Parei com o presidente Lula em Manaus, onde fazia 42 graus à sombra. Eu peguei a gripe. Ele tá inteiro e forte ainda".

A presidente disse ter sofrido muito com seu próprio tratamento - ela teve um linfoma, descoberto em 2009, e também passou por sessões de quimioterapia -, mas afirmou ter certeza de que Lula terá capacidade para superar o dele.

Dilma contou que conversou sobre vários assuntos com Lula, e não apenas sobre a quimioterapia. A presidente afirmou que Lula quis discutir o G20 e o desempenho dos países da zona do Euro, que sofrem com a crise financeira e econômica mundial.

"O presidente é uma pessoa que olha pra fora, não fica triste olhando pra dentro. Ele olha pra fora, olha pro mundo, olha pra vida. E é pra isso que ele dá importância. A conversa com o presidente é sempre uma conversa alegre, muito diversa, e sempre dos temas do país, do mundo".

Dilma sustentou também que Lula demonstrou preocupação com críticas que vêm sendo feitas a contratos do programa Minha Casa Minha Vida.

A presidente disse ainda que Lula está com um humor "maravilhoso, excepcional", e com "aquela alegria dele". Dilma sustentou ainda que o ex-presidente poupou a voz na conversa, pois falou em tom baixo. "Mas de repente ele sai do tom e fala mais alto".

Dilma encerrou a entrevista dizendo ter certeza de que Lula sairá "inteiro" do tratamento e ainda "contribuirá muito" com o Brasil.

"O povo brasileiro que torce por ele, que quer que ele melhore, pode ter certeza de que ele é um guerreiro, que vai sair de mais esse desafio inteiro, feliz e vai ainda dar muita contribuição para o nosso País".