quinta-feira, 10 de março de 2011

QUARESMA: COMEÇA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2011

Iniciada pelo Potiguar Dom Eugênio de Araújo Sales, na Arquidioce de Natal/RN, em 1962, a Igreja do Brasil, aproveita o período da quaresma para lançar mais uma Campanha da Fraternidade, que este ano adotou o tema; "Fraternidade e a Vida no Planeta", para tratar das questões que envolve o aquecimento global e as mudanças climática no planeta terra.
O lema foi retirado da Carta de São Paulo aos Romanos (cap. 8, versículo 22); "A criação geme em dores de parto". Pois visa também abordar questões relativas a vida humana, e o aborto (que é combatido pela Igreja).
QUARESMA - A quaresma é um período de 40 dias , iniciado na quarta-feira de cinzas, onde os fiéis católicos se dedicam a reflexões, jejuns e orações mais profundas em preparação para vivenciar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e em seguida a Páscoa.
FATO HISTÓRICO - Antigamente a Festa de São Gonçalo - Padroeiro era realizada no mês de fevereiro. O Ex- Prefeito Manoel Soares da Câmara (20/08/1895 - 03/08/1975), que coordenava o evento era católico fervoroso, se via obrigado a mudar a data dos festejos quando esta coincidia com o período quaresmal. Por este motivo os festejos a São Gonçalo passou a ser realizado definitivamente no mês de Janeiro.