quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A DIFERENÇA ENTRE UM ESTADISTA E UM DITADOR

COMENTÁRIO
Eleito prometendo mudança - Change - Yes We Can (MUDANÇA- SIM NÓS PODEMOS), Barack Obama tornou-se Presidente dos Estados Unidos da América (O Homem Mais Poderoso do Mundo), mas a crise econômica que assolou o mercado imobiliário americano fez ruir suas promessas de fartura, e com ela o desgaste político comum a todo político que não consegue cumprir com suas promessas de campanha.
O desgaste político, atrai derrotas políticas, isso ficou claro nas urnas norte americanas, que nas eleições parlamentares do último dia 2 (também conhecidas como eleições de meio do mandato), impôs um pesada derrota ao Partido DEMOCRATA (de Obama). Mas na derrota Obama soube se comportar como um verdadeiro estadistas. "está claro que os eleitores enviaram uma mensagem: querem que nos centremos na economia e fazer este país avançar". disse
Obama não patrocinou nenhum tipo de carreata, queima de fogos ou discurso inflamado. (Para camuflar a vitória dos REPUBLICANOS). Sereno Obama encarou a derrota, 22 meses após sua posse, entendeu o recado e prometeu rever cada ponto de seu governo, procurou abrir diálogo entre os adversário e está buscando parceria entre eles em favor do seu país, sem adesismo ou fisiologismo.
Ninguém no Governo Americano foi orientado a escrever artigos ou notas tentando esconder ou diminuir a derrota do governo. Ela é clara, é real e serve como lição para corrigir possíveis erros.
É assim que deve agir um governo sério e comprometido com as causas populares, e está e a diferença entre um verdadeiro estadista e um ditador (arrogante e prepotente) de meia tigela.
Qualquer semelhança com casos reais será mera coincidência.