sábado, 26 de outubro de 2013

João Maia critica governo pelo "autoisolamento político"

"Se existe uma coisa que o governo não pode reclamar é da falta de apoio político. O governo desperdiçou a base política por ser muito fechado, centralizado"

Marília Rocha   
Gerlane Lima/Nominuto
A um passo do rompimento político e administrativo com o Governo Rosalba, o deputado federal João Maia (PR) fez críticas à gestão estadual nesta sexta-feira (25) no programa RN Acontece, da Band. Ao jornalista Diógenes Dantas, João Maia comentou a crise no governo, as eleições 2014 e ainda a seca no Rio Grande do Norte.  
Para o deputado federal, o governo se "autoisolou" politicamente. "Se existe uma coisa que o governo não pode reclamar é da falta de apoio político. Porque isso eles tiveram. O governo desperdiçou a base política por ser muito fechado, centralizado", justificou. 
O apoio político que João Maia faz referência é dos grupos representados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves e do Partido da República, representado por ele. 
Sobre a explicação de que o governo sofre com dificuldades financeiras, o deputado federal e economista nega a justificativa. "Não é que o governo não tenha problema financeiro: tem sim. Mas o problema financeiro - dos 10 problemas do governo tem - é um dos últimos. A desconfiança, a gestão e a questão de ser tão fechado são problemas bem maiores”, comentou.
Questionado sobre o rompimento político, João Maia afirma que apesar da aliança com a gestão do DEM - com a indicação do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes e a secretária de Assistência Social, Shirley Targino - existe "uma insatisfação dentro do partido".
Segundo João Maia, apesar de ser presidente do PR Mulher, Shirley Targino tem uma "longa amizade" com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e se quiser, pode ficar no governo. Já Renato Fernandes, cota do deputado, deve sair da gestão após o rompimento político. 
"Nós, do PR, criamos instâncias de decisões. Conversamos ontem e amanhã vou reunir os integrantes do partido para definir os projetos do partido, incluindo o rompimento e o projeto para o Rio Grande do Norte", comentou. 
Para João Maia, o governo se "autoisolou politicamente” e não conta com apoio dos partidos por culpa própria. "O Governo vai mal e tem dificuldade de modificar", detalhou. 

As eleições 2014 e o projeto do PR serão discutidas neste sábado (26) em Natal. Durante a entrevista João Maia contou que o partido é forte no interior do Estado com prefeituras como Brejinho, Rodolfo Fernandes, Currais Novos e tem diretórios em quase todos os municípios. "O PR tem substância, força para estar na majoritária. Nós vamos fazer a reunião para debater a relação ao Governo e como estaremos em 2014", contou.
Sobre a expectativa do PMDB em lançar candidato próprio ou não, João Maia alegou que apesar do respeito ao partido, "não se pode esperar pelas decisões do PMDB"
.
Seca
Durante a entrevista, João Maia contou ainda que os municípios do Rio Grande do Norte vivem hoje quase um "colapso de abastecimento de água". "Nós estamos perto de um colapso de abastecimento de água nos principais reservatórios como Itans, Gargalheiras, Cruzeta, Passagem da Traíra", detalhou.