terça-feira, 4 de agosto de 2015

Manoel Soares da Câmara - 120 Anos de São Gonçalo do Amarante !!!

Nesta segunda-feira, dia 3, completou-se exatos quarenta anos do falecimento do homem que foi considerado o Maior Chefe Político da História de São Gonçalo do Amarante - MANOEL SOARES DA CÂMARA.

No próximo dia 20, se ainda estivesse vivo celebraria 120 anos de idade.

Fiel timoneiro de uma luta que perdurou por 15 longos anos, alcançou a vitória me 11 de dezembro de 1958, quando viu aprovada pela Assembleia Legislativa a Lei 2.323, que restaurava o município no cenário político e administrativo potiguar. (Publica no DOE, em uma quarta-feira 18/12/1958, sob sansão do Governador em Exercício José Augusta Varela, o Titular Dinarte Mariz, estava realizando viagem ao Rio de janeiro, então Capital Federal do Brasil).

Apontado com o grande baluarte da emancipação política do Município de São Gonçalo do Amarante, MANOEL SOARES DA CÂMARA, foi nomeador pelo Governador Dinarte de Medeiros Mariz, como seu, PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL, até 12 de janeiro de 1960, com a posse dos eleitos no pleito de 15/11/1959.

Em, 1963 é eleito Vereador e Presidente da Câmara Municipal.

Comerciante próspero, era respeitado até pelos seus adversários políticos. pois não tinha inimigos.

Católico fervoro, com mesa farta, recebia em sua residência os principais lideres políticos e religiosos do RN. 

Conhecido como adepto da caridade acolhia a todos que o procurava de forma cristã.

Em 1995, por ocasião da celebração do seu Primeiro Centenário de Nascimento, o Jornal O GRANDE NATAL, colheu depoimentos de vários São-gonçalense, que hoje também já se encontram na eternidade, sobre a figura do homenageado.

- Professora e Poetisa Jéssica Débora de Melo Bezerra: "Manoel Soares teve um caminho de vida exemplar, patriarca, bem-feitor e guardião da nossa comunidade".

- Ex-Vereador e Desportista Silvio de Pontes  Bezerra: " Homem honrado, sempre trabalho em benefício do povo, um político maravilhoso".

- Ex- Vereador e farmacêutico Joaquim Tavares de Morais: " Tudo de bom seria pouco para se falar sobre Manoel Soares, cordato, humano, caridoso. De uma conversa agradável, era em fim uma pessoa exemplar".

-  Luiz Ribeiro da Silva ( Luiz Buquinha, compre e amigo): " Manoel Soares, era um amigo fiel e servidor da comunidade. 

Reza a tradição oral, de que todo dia 31 de dezembro, ele pegava sua caderneta de fiados e rasgava a páginas de seus credores em atraso, sob a alegação de que "era muito ruim entrar o ano com dividas".

Assim era MANOEL SOARES DA CÂMARA, toda uma vida dedicada ao município de São Gonçalo do Amarante, agente da prática do bem, que a todos acolhida indistintamente - UM HOMEM DE CORAÇÃO GENEROSO !!!