quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Câmara Municipal se integra as celebrações pelos 120 anos de nascimento do seu Ex-Presidente, Manoel Soares da Câmara
Manoel Soares
Prefeito e ex-presidente da Câmara em São Gonçalo.

A Câmara Municipal de São Gonçalo Amarante, promove nesta quinta feira, 20, Sessão Solene em homenagem ao seu Ex-Presidente e Ex-Prefeito do Município, Manoel Soares da Câmara, que se estivesse vivo completaria, nesta data 120 anos.

O evento acontece na Sala das Sessões Senador Luiz de Barros, às 19h30. E atende a requerimento apresentado pelo Vereador/Presidente, Raimundo Mendes, e subscrito pelo Vereador Alexandre Cavalcanti, sendo aprovado pela unanimidade dos vereadores.

Exposição

Imagem de Santa Luzia esculpida em madeira, que pertenceu a mãe de Manoel Soares.
Imagem de Santa Luzia esculpida em madeira, que pertenceu a mãe de Manoel Soares.

Além da Sessão Solene, a Câmara Municipal, cedeu seu hall de entrada para uma exposição que narra parte da vida, desse importante político são-gonçalense, onde estão expostos, documentos, fotos e objetos pessoas, também utilizados por Jacinta Soares da Câmara, e Guilhermina Maria da Conceição (esposa e mãe do homenageado, respectivamente).

Para José Soares Júnior, neto de Manoel Soares e curador da exposição, a idéia em expor parte da vida de Manoel Soares, se constitui em resgate histórico para o município e um ensinamento para as futuras gerações, norteando-se a forma correta como devem agir os políticos “Priorizando o bem estar da população, como fazia Manoel Soares”.

Resumo Histórico

Manoel Soares é considerado pelos historiados como o “baluarte” na luta pela emancipação do município, sendo nomeado seu primeiro prefeito constitucional, posteriormente eleito vereador e presidente da Câmara Municipal, na sua época era considerado o “Maior Chefe Político” local.

Prospero comerciante, acolhia em sua casa as principais lideranças políticas e religiosas do Estado, como também as pessoas mais humildes.

Católico praticante, auxilia na manutenção e cultos da Igreja Matriz, promovia as festas religiosas, especialmente a do Padroeiro- São Gonçalo.

Com a consciência do dever cumprido, foi chamado a presença de Deus, em 03 de agosto de 1975, deixando além de saudades, um legado de honradez, trabalho e amor a sua terra e a seu povo.