sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cronograma do aeroporto 

gira em torno de três datas


Oficialmente, o cronograma de início de operação do Aeroporto Governador Aluízio Alves ainda está concentrado em três datas, que iniciam na próxima semana e seguem até junho. As datas separam a homologação das empresas aéreas, o primeiro voo, e a inauguração oficial, com solenidade.
Adriano AbreuFoto mostra como estava a fachada do aeroporto no final de março, última visita da reportagem
Foto mostra como estava a fachada do aeroporto no final 
de março, última visita da reportagem

Na primeira data, dia 19 de maio, próxima segunda-feira, deverá haver a conclusão do processo de homologação; o dia 22 de maio,  na quinta-feira, será o momento em que as operadoras terminam a transferência e o aeródromo começa a funcionar, com o primeiro voo. E para o mês de junho, é prevista a inauguração oficial do Aeroporto, com solenidade presenciada por políticos e autoridades regionais, além da possível presença da presidente Dilma Rousself.

O dia para início das operações de voo, 22 de maio, é uma previsão e terá confirmação no momento da homologação, segundo informou o Consórcio Inframérica, através da assessoria de imprensa. “Dependemos da homologação das companhias aéreas para confirmar o dia 22, quando aconteceria o primeiro voo”, informou por telefone. Quanto a solenidade de inauguração do aeroporto, o Inframérica não confirma definição de data. “A preocupação de início é a operação, que é diferente da inauguração, que sempre acontece depois. Provavelmente o aeroporto vai operar antes que inaugure solenemente”, informou.

A Secretaria de Aviação Civil afirmou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que a transferência do aeroporto Augusto Severo para o novo aeroporto está acontecendo dentro da normalidade e que mantém a previsão para homologação. Informou, também, que não tem dia marcado para a solenidade de inauguração. Há somente a informação de que seria no mês de junho, após o início das operações. 

Solenidade
Na última quarta-feira, 14, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou em sua conta do Twitter que o aeroporto seria oficialmente inaugurado no dia 6 de junho. Na postagem, ele declarou que “Aeroporto Aluízio Alves será inaugurado dia 6 de junho, sexta-feira, com a presença da Presidente Dilma. Todas providências acordadas.”.

A assessoria de imprensa do deputado acrescentou que Henrique Alves esteve em contato com o ministro da SAC, Moreira Franco, e sugeriu a ele a data de 6 de junho para o evento. O ministro levaria a data para a presidente a fim de confirmar a presença dela.

A TRIBUNA DO NORTE, contatou o gabinete da Presidência da República, mas não teve a confirmação de agenda de Dilma Rousseff. A assessoria de imprensa afirmou apenas que “a agenda da presidente não está fechada e não se pode dizer nada sobre junho. A única pré-agenda atual é da semana que vem”.

Na homologação das  aéreas, serão avaliados critérios com  familiaridade dos funcionários com o aeroporto, finalização das instalações, limpeza, funcionamento das esteiras de bagagens, sala de embarque e desembarque etc.


O NOVO AEROPORTO
Prazos e informações relacionados ao empreendimento:

Início da obra: agosto de 2012
Localização: São Gonçalo do Amarante
Status da obra: 99% pronta
*Início da operação: 22 de maio de 2014
Número de lojas no terminal de passageiros: 50
Vagas de estacionamento: 850. No Augusto Severo são 527.


*Duas datas já haviam sido anunciadas para o início da operação: 15 de abril de 2014 e 10 de maio de 2014. A nova data (22 de maio) foi divulgada no dia 22 de abril. A previsão é que o Aeroporto Augusto Severo deixe de receber voos comerciais quando o novo começar a operar.

Fontes: SAC / Inframérica / Arquivo TN, Infraero