terça-feira, 13 de maio de 2014

13/05/2014 11h52 - Atualizado em 13/05/2014 12h11

'Se não há pedido de votos, não há 


campanha', diz Dias Toffoli

Em entrevista à CBN, novo presidente do TSE defendeu flexibilização da lei.
Magistrado disse que limitação da campanha beneficia quem está no poder.

Do G1, em Brasília
dias_toffoli_frases_mensalao_300 (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)Toffoli assume nesta terça o comando do TSE.
(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro José Antonio Dias Toffoliafirmou nesta terça-feira (13), em entrevista à rádio CBN, que, na avaliação dele, a Justiça Eleitoral só deveria considerar propaganda antecipada episódios nos quais o pré-candidato pede, abertamente, voto para sua coligação. Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Toffoli vai comandar a Corte eleitoral durante a campanha e as eleições deste ano.
O magistrado irá assumir a presidência do TSE nesta terça, em cerimônia na sede da corte eleitoral. Ele irá substituir o ministro Marco Aurélio Mello no cargo.
Indagado pela rádio sobre se deveria ser modificada a lei que limita a campanha eleitoral aos três meses que precedem as eleições, Toffoli disse que deve ser alterada a maneira de se interpretar a legislação. O TSE rejeitou pedidos de multas a pré-candidatos por suposta propaganda antecipada.
"A maneira como tenho votado é, se não há pedido de votos, se não há referência às eleições, não há campanha. A campanha é quando você diz: 'tenho o número tal, vote em mim'", opinou o magistrado.