quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aeroporto tem nova data para inauguração:



+-
Vinícius Menna
Repórter

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, tem nova data para entrar em operação: dia 22 de maio. A informação foi divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) após reunião realizada no fim da tarde de ontem, em Brasília. Esta é a terceira data anunciada para o início da operação. Originalmente, a projeção era que os primeiros voos chegassem ao aeroporto no dia 15 de abril, data que acabou postergada para 10 de maio e agora para o dia 22 do mesmo mês. A SAC não detalhou quais foram os motivos que acarretaram na mudança do cronograma. 
CedidaAeroporto Governador Aluízio Alves: Mudança para o empreendimento é considerada ‘complexa’Aeroporto Governador Aluízio Alves: Mudança 
para o empreendimento é considerada ‘complexa’

Participaram da reunião o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do consórcio Inframérica – que construiu e vai administrar o aeroporto – além de membros da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa), e das companhias aéreas TAM, GOL, Avianca, Azul e TAP.

Na reunião, ficou definido que o consórcio Inframérica entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril. Outra data agendada na reunião foi a de homologação do novo aeroporto pela Anac, que ficou para 19 de maio.

Em visita às obras, em março, o ministro Moreira Franco afirmou que o “prazo limite” para a entrada em operação do aeroporto era 10 de maio. Questionada sobre os motivos para a alteração na data, a SAC informou que “não houve nenhum motivo específico”. “O dia 10 de maio era uma previsão inicial. Após reunião com as companhias aéreas e com a Operadora Aeroportuária, o dia 22 de maio foi definido como uma data segura para o início das operações, dada a complexidade de uma transferência que exige cuidado”, declarou a SAC.

Apesar da informação da SAC de que o consórcio Inframérica só entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril, o consórcio reafirmou ontem que toda a parte de infraestrutura das suas instalações está pronta. 

Homologação
Ao ser questionado sobre o que teria motivado a definição de uma nova data para a entrada em operação do novo aeroporto, o consórcio declarou que “as companhias áreas precisam de 15 dias para a instalação de seus sistemas que posteriormente precisam ser homologados pela Anac”. 

“Existe agora a necessidade de configuração dos servidores para os sistemas, que deve ocorrer até dia 30 de abril, e com isso as companhias aéreas podem iniciar suas instalações no dia 1º de maio”, informou o consórcio, por meio da assessoria de imprensa. 

O Inframércia disse ainda que “não há uma pendência em relação ao aeroporto, mas uma série de processos que necessitam ser implantados com tranquilidade para uma transferência sem percalços aos passageiros”. A Anac foi procurada para detalhar  o processo de homologação, mas informou que não seria possível prestar esclarecimentos até o fechamento desta edição.

Dados e cronograma
Números relacionados ao  novo aeroporto e prazos.

Início da obra: Agosto de 2012
Conclusão da obra: Abril de 2014
*Início da operação: 22 de maio de 2014
Número de lojas no terminal de passageiros: 50
Vagas de estacionamento: 850. No Augusto Severo são 527

Cronograma para o início da operação:
30 de abril: Inframérica entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto
19 de maio: Anac homologa o aeroporto.
22 de maio: aeroporto entra em operação.

*Duas datas já haviam sido anunciadas para o início da operação: 15 de abril de 2014 e 10 de maio de 2014. A nova data (22/05) foi divulgada ontem. 

Fontes: SAC / Inframérica