sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Uma tarde muito agradável !!!

Prefeito Jaime Calado sancionou lei do Sistema Municipal de Cultura 
Evento marcou ainda a entrega do novo figurino da Banda Municipal e homenagens a personalidades da cultura local 
O Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti foi mais uma vez palco de um momento histórico para São Gonçalo do Amarante. A assinatura da Lei do Sistema Municipal de Cultura nesta quinta-feira (6) define uma nova fase para os artistas sãogonçalenses. O prefeito Jaime Calado esteve presente ao lado do vice-prefeito Poti Neto, secretários municipais, artistas, servidores e amantes da cultura, além dos vereadores Geraldo Veríssimo, Adelson Martins e Arlete Paiva. 



A lei  objetiva de formular e implantar políticas públicas permanentes e mudar o conceito do fazer cultural, além de destinar um fundo municipal de cultura, sendo 3% do IPTU e 2% do ISS, para ações de incentivo, valorização, manutenção e resgate. 

O presidente da Fundação Cultura Dona Militana, Flávio Henrique, afirmou que o município viverá um novo momento e que é necessário manter viva as tradições culturais de São Gonçalo.


O evento ainda contou com as apresentações da Banda Municipal e o Grupo Parafolclórico Mestre Atanázio que apresentou da Dança de São Gonçalo. “A cultura é o que fica. É a impressão digital da nossa terra. Ser artista é muito complicado no Brasil, essas pessoas dedicam à vida a arte. Essa lei que instituímos aqui será uma política de Estado, em que 3% do IPTU e 2% do ISS serão destinados ao Fundo Municipal de Cultura. Acho muito importante para que a cultura possa se programar para os eventos. Essa estabilidade está sendo construída nessa tarde. Todas essas homenagens foram mais que merecidas e futuramente outros artistas vão ter a oportunidade de serem mais reconhecidos” finalizou.

Artistas recebem reconhecimento com placas de homenagens 


Sala de Espetáculos: Pedro Miranda da Silva
Sala de Reunião Max Daniel
Largo Manoel Ferreira da Silva

Além de sancionar a lei do Sistema Municipal de Cultura, em concordância com o Sistema Nacional de Cultura, para também facilitar a destinação de verba de projetos do governo federal, Jaime Calado sancionou a lei que presta homenagens a três personalidades da cultura local. Os homenageados da tarde foram Pedro Miranda (in memoriam), Manoel Ferreira e Max Daniel todos tiveram a sua contribuição e importância para que a cultura de São Gonçalo fosse reconhecida. Os espaços do Teatro Municipal ganharam placas de homenagens denominando-os de Largo Manoel Ferreira, Sala de Espetáculos Pedro Miranda e Sala de Ensaios Max Daniel. 

Banda Municipal recebe novos uniformes 


O dia de festejos da Cultura de São Gonçalo do Amarante foi encerrado com a entrega do novo figurino aos integrantes da Banda Municipal e novos instrumentos musicais. Os músicos que já contam com uma bolsa incentivo de meio salário mínimo para formação musical e cultural, receberam três diferentes uniformes: traje de gala, social e casual. Os trajes mais diários foi uma parceria da Fundação Cultural Dona Militana e Secretaria de Educação. 


“Há dezoito anos que esperávamos um fardamento atual. Estou muito feliz, emocionado e sem palavras para agradecer tudo isso. São Gonçalo é a primeira Banda do Estado a ter esse fardamento de gala e agora podemos nos apresentar em outros lugares com o fardamento digno do talento dos músicos” afirmou Aldo Correia, maestro da Banda Municipal.