quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Todas as homenagens para Dona Maria Pereira Dantas

-Escrito e publicado por Manacy Henrique em 20 de fevereiro de 2014
20140220_112406 (480x348)
Hoje foi um dia especial na Casa Legislativa 
para o vereador Chanxe Dantas       
Dona Maria Pereira Dantas, mulher que alimentou 12 filhos, um de criação, por longos anos da sua vida, abanando fogão de lenha. Matou a sede deles carregando lata d’água na cabeça sob um sol abrasivo de fazer fogo nas folhas secas, as verdes? Só de ano em ano. Era uma época tão difícil que até as orações serviam de alimentos para toda a família.
Essa história não vem de uma lenda, de uma aventura, no entanto, pode ser considerada uma saga. São as verdades que enfeitaram e iludiram as dores na infância do vereador presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Chanxe Dantas. E o palco onde a família Dantas encenou essa história por mais de 15 anos foi a terra dos oásis de petróleo Alto do Rodrigues.
Mas hoje, quinta-feira (20), Dona Elaine, mulher do parlamentar Chanxe Dantas, trouxe Dona Maria Pereira Dantas, nada combinou com o marido, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para apresentar-lhe o novo mundo do seu filho. Talvez, não sei, a altura dos seus 79 anos de idade aquele cenário de paredes banhadas de vidraças e muito brilho tenham dificultado a compreender onde estava.
Mas se olhou com os olhos do coração compreendeu que o filho estava num bom lugar e, com certeza disse pra si: “Foi para isso que lutei! Obrigado meu bom Deus! A mãe sempre é assim nunca espera pelos nossos agradecimentos e transforma isso numa penitência para toda vida. Mas o vereador entendeu que aquele momento era único para reverenciar a sua amada mãe e o fez de forma emocionante.
“Meus amigos vereadores, senhores e senhoras presentes nesta Casa Legislativa, peço desculpa a Mesa Diretora por quebrar o protocolo, mas não poderia deixar de dizer que recebo a visita de Dona Maria Pereira Dantas, minha querida e amada mãe, a quem devo tudo que sou hoje. Mãe, agradeço a Deus todos os dias por ser teu filho.” Em troca foi aplaudido de pé pelos companheiros vereadores e a população presente e recebeu da mãe um sorriso do tamanho da sua bondade.