quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Brasília Urgente:

Câmara cassa mandato

 

de Donadon


Por 467 votos, Câmara cassou mandato de deputado preso.
Em agosto, em votação secreta, o plenário manteve o mandato.

Felipe Néri e Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, durante sessão de cassação de Natan Donadon (Foto: Henrique Eduardo Alves ; Natan Donadon)O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves,
durante sessão de cassação de Natan Donadon

(Foto: Luis Macedo/Câmara)
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que a Casa “cumpriu o seu dever” ao cassar nesta quarta-feira (12) o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal.
Na primeira votação aberta em processo de cassação, a Câmara decidiu, por 467 votos e 1 abstenção, que Donadon deve perder o mandato parlamentar.
"Cumprimos o nosso dever. Não é uma noite prazerosa, é uma coisa constrangedora, mas cumprimos o nosso dever", disse Alves.
Em agosto do ano passado, o mesmo plenário da Casa rejeitou, em votação secreta, cassar o parlamentar. Um novo processo foi aberto e, em dezembro de 2013, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição que pôs fim ao voto sigiloso em cassações e análise de vetos presidenciais.
Indagado por jornalistas se a Câmara estaria "consertando" o erro cometido ao manter o mandato de Donadon, Henrique Alves afirmou: "É uma volta à responsabilidade".