quarta-feira, 31 de outubro de 2012

“Natal é uma cidade sem prefeito”, diz advogado constituído por Micarla

Paulo Lopo Saraiva afirma que Micarla já foi oficiada do afastamento.
Ele diz que se reunirá com a prefeita e promete recorrer da decisão do TJ.

Ricardo Araújo e Anderson Barbosa Do G1 RN


Paulo Lopo Saraiva, advogado constituído por Micarla de Sousa para defendê-la no pedido de afastamento acatado nesta quarta-feira (31) pelo Tribunal de Justiça, declarou ao G1 que Natal é uma cidade sem governante. “Até que o vice-prefeito assuma o cargo, Natal será uma cidade sem prefeito”, afirma 
Ainda de acordo com o advogado, Micarla entrou em contato com ele por volta do meio-dia, quando a prefeita tomou conhecimento da decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho. Paulo Lopo Saraiva informou que vai à casa de Micarla ainda nesta tarde para uma reunião com assessores. Ele promete recorrer da decisão.
Prefeita é oficiada
Um oficial de justiça chegou à residência de Micarla de Sousa, na zona Sul da cidade, por volta das 15h45 e entregou a ela, pessoalmente, o mandado de notificação informando a suspensão do exercício de funções públicas referente ao requerimento feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Micarla foi afastada do cargo por ordem da Justiça nesta quarta-feira (31). A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Amaury Moura Sobrinho, que também determinou que o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, dê posse, "imediatamente e dentro das prerrogativas legais", ao vice-prefeito Paulinho Freire.
Micarla de Sousa e os secretários municipais Jean Valério e Bosco Afonso, além do marido da prefeita, o radialista Miguel Weber, são acusados de participar de um esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde, que culminou com a deflagração da Operação Assepsia. Ouvidos pela equipe de reportagem, os secretários negaram as acusações.
Operação Assepsia
A Operação Assepsia, deflagrada em 27 de junho deste ano, desarticulou um esquema que promoveu contratos do município com organizações sociais para a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) por meio de fraudes nos processos de qualificação e de seleção das entidades.
Os contratos com as entidades foram anulados pela Justiça. De acordo com as investigações, as organizações contratadas inseriram despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde como uma das formas de desviar recursos públicos.