segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Líderes do PMDB aguardam pesquisa para fazerem as definições


18 de agosto de 2013 por annaruth
    
Os principais líderes do PMDB, o ministro da Previdência Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, aguardam a realização da pesquisa eleitoral qualitativa, que será feita no próximo mês, para começar as definições sobre a posição a ser adotada no próximo ano. “Tenho uma grande interrogação e um sentimento de grande respeito e certa perplexidade diante do que acontece nas ruas do Brasil. Acho que antes disso (das manifestações) tínhamos mais condições de falar sobre 2014”, analisou Garibaldi Filho.
Questionado se o PMDB lançará candidato próprio ao Governo potiguar, o ministro disse que esse é “um sentimento que percebe dentro dos partidários”. Mais uma vez ele foi reticente, disse que é preciso “colocar o ouvido no chão, dentro e fora do partido”. “Hoje diria que o PMDB estruturalmente é o partido mais preparado para ganhar a eleição no Rio Grande do Norte, mas a interrogação persiste: será que nós vamos vencer? Tem que ter humildade para ouvir as ruas”, analisou.
Quem seriam os nomes que o PMDB poderia colocar para a disputa ao Governo? “O partido está diante de um sentimento de perplexidade e orfandade com a falta de candidato. Apelam para o nome de Walter (deputado Walter Alves), mas continuo achando que ele é muito moço para fazer frente ao desafio de 2014”, respondeu.
O ministro Garibaldi Filho foi contundente ao responder se aceitaria ser candidato ao Governo: “estou fora”.
Presidente da Câmara dos Deputados e presidente estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves disse que o partido está muito pressionado pelas bases e poderá chegar a 2014 sem uma estratégia definido do que irá fazer. “Assim sendo vamos realizar, em setembro, uma grande pesquisa por todo Estado. Será uma pesquisa qualitativa para sentir os anseios e as percepções dos norte-rio-grandenses e relação ao seu presente e seu futuro e como ele (o norte-rio-grandense) quer que se comporte seu maior partido”, detalhou o deputado federal.
Ele afirmou que de posse dos resultados da pesquisa, o PMDB promoverá uma reunião em novembro para debater a estratégia. “A partir daí estaremos aptos a iniciar as conversas políticas eleitorais e as composições de chapa proporcional e alternativas para majoritária”, disse.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves voltou a dizer que não pretende disputar o Governo. Seu projeto para o próximo ano é buscar a reeleição. “O nome que venha a surgir não será uma decisão do PMDB, será nome de uma aliança e passará pela discussão entre os partidos aliados. Não vamos impor uma candidatura política em 2014”, completou.