quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FIM DOS TEMPOS: Fundação Lula vai receber "MIMO" de ex-democrata

Kassab quer ceder área na Cracolândia para Instituto Lula

Prefeito entrega projeto na Câmara nesta quarta para cessão de terreno.
Região da Nova Luz passa por operação policial desde o início de janeiro.

Do G1 SP
 
Gilberto Kassab, em entrevista na sede do partido (Foto: Marcelo Mora)
Gilberto Kassab, em entrevista na sede
do PSD (Foto: Marcelo Mora/G1 - 31.jan.2012)
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, (Ex- DEM), vai entregar um projeto de lei à Câmara Municipal nesta quarta-feira (1º) propondo que seja concedida uma área pública na Cracolândia para a instalação do Instituto Lula. O terreno fica na Rua dos Protestantes, dentro da região da Luz que passa por operação de combate às drogas desde o início de janeiro, com apoio da Polícia Militar.
Pelo projeto, o instituto deve ficar responsável pela construção do Memorial da Democracia, que vai abrigar o acervo de documentos do ex-presidente. O termo prevê concessão do terreno municipal por 99 anos. O projeto ainda precisa ser aprovado pelos vereadores.
Em contrapartida, o Instituto Lula deve ser aberto ao público e ter acesso gratuito a estudantes de escolas e universidades públicas, além de garantir que os documentos estejam acessíveis a instituições e órgãos públicos.
O projeto é inspirado em outras experiências, como o Washington Monument, do Lincoln Memorial, nos Estados Unidos, o Instituto Fernando Henrique Cardoso e o Memorial JK.
Aproximação A entrega do projeto ocorre um dia após o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, afirmar que o PSD recebeu uma “manifestação de aproximação eleitoral” muito mais entusiasmada da parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que do governador Geraldo Alckmin (PSDB).