sábado, 27 de abril de 2013

I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante

 Escrito e publicado por Manacy Henrique
I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante
O distrito de Igreja Nova, que também sofre com a violência caracterizada por assalto e roubo, sobre a coordenação de ‘Neto’, realizou o I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante que aconteceu na sede do Leão de Ouro, com a participação das comunidades circunvizinhas.
Justiça se faça ao vereador do PDT Adelson Martins, pois foi o primeiro parlamentar a dar esse passo em busca da solução para questão que tanto perturba a tranquilidade da sociedade civil. Foi mais longe, conseguiu entregar em mão um requerimento pedidndo providência a governadora do Estado.
Prestigiaram o evento os vereadores Mendes, ‘Nino’, Eraldo Paiva e Rayure Protásio, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, o Tenente Valcácio, que representou o comandante da Polícia Militar, capitão Ívisson, de São Gonçalo do Amarante e lideranças.
O coordenador abriu os trabalhos com a justificativa de que era preciso a união de todos os seguimentos da sociedade para combater a violência rural, inclusive a Polícia Militar e os políticos. É um desejo dos são-gonçalenses que esse sonho logo se torne realidade etudo pode começar a partir desse momento.
O vereador ‘Nino’ disse que não vê chances de amenizar a questão da violência enquanto o menor infrator for “protegido” pela lei. Já o presidente do PT no Estado, Eraldo Paiva, afirmou que os nossos homicídios são dados comparados as de guerra. “Nós não vamos resolver esse desafio social dos nossos jovens apenas com polícia ou baixando a maioridade penal para 16 ou 17 anos”.
A vereadora Rayure Protásio enveredou pelo mesmo raciocínio dos colegas e acrescentou: “Segurança Pública não se compra em mercadinho, é preciso que o governo do Estado assuma a sua responsabilidade constitucional e crie projeto de políticas públicas pra valer”.
O vereador-presidente, Raimundo Mendes Alves, usou da sua experiência de 15 anos de Polícia Militar e Civil para afirmar que a violência Rural Urbana não se acaba sem a polícia está aparelhada adequadamente e comparou: “Para a população que somos apenas quatro viaturas para assistir 54 comunidades demonstra que a senhora governadora Rosalba Ciarline não nos leva a sério, pois o ideal seriam oito.
A titular da Secretaria para Assuntos Extraordinários, Mada Maia, afirmou que, pelo trabalho desenvolvido como secretária adjunta de Juventude do Estado, entende que sem a participação da família nesse processo a política de combate a violência, por si só, não funciona. E acrescentou também que o enfrentamento as drogas pode ajudar e muito a diminuir consideravelmente o problema.
O Tenente da Policia Militar Valcácio apresentou todos os números das ocorrências acontecidas nos meses de janeiro, fevereiro e março no município. O que mais surpreendeu a todos os presentes foi que na estatística da Polícia Militar a Zona Rural não aparece em nenhum item. E a explicação não foi convincente sobre essa falha nos dados.
Logo após a fala do tenente Valcácio o condutor da reunião passou a palavra para os comunitários presentes. As perguntas foram respondidas pelo oficial da polícia e em seguida a reunião foi encerrada com os agradecimentos de ‘Neto’ a todos que ali estavam.