terça-feira, 2 de julho de 2013

Brasília Urgênte:

74% querem prisão imediata de réus do mensalão, diz pesquisa

Para 14% da população deve haver novo julgamento, aponta Datafolha.
11 réus foram condenados ao regime fechado e, outros 11, ao semiaberto.

Do G1, em Brasília

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (1º) apontou que 74% dos brasileiros defendem a prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão.
Dos 25 réus considerados culpados, onze devem cumprir regime fechado, em presidio de segurança média ou máxima, entre eles Valério e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Outros onze ficarão em regime semiaberto, quando é possível deixar o local para trabalhar. Um dos réus foi condenado em regime aberto e dois tiveram a pena transformada em restrição de direitos.
A pesquisa ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dos entrevistados, 14% disseram que os réus merecem novo julgamento e 12% não souberam opinar.
O Datafolha perguntou também qual era o partido político da preferência dos entrevistados. 74% dos que disseram que preferem o PT, se disseram favoráveis à prisão imediata dos condenados.  O índice é o mesmo para quem disse que prefere o PMDB. 83% dos que afirmaram ser o PV o partido da preferência querem a prisão imediata dos condenados. Dos que preferem o PSDB, 77% defendem a prisão imediata.