quinta-feira, 28 de maio de 2015

Câmara de São Gonçalo debate a segurança
no município em Audiência Pública
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou nesta quarta-feira (27) uma Audiência Pública abordando o tema “Construindo um Plano Estratégico de Defesa Social e Enfrentamento da Violência” no Plenário Senador Luiz de Barros, discutindo de forma técnica a situação atual da segurança pública no município.
A reunião que foi organizada pelo vereador interino e policial civil, João Costa, e pelo v...ereador de Natal, cabo Jeoás Santos, teve o objetivo de reunir e debater informações pertinentes a segurança pública a fim de se realizar um plano estratégico e integrado entre os municípios da região metropolitana de Natal. Para isso, o vereador da Frente Parlamentar de Segurança e Defesa Social da Câmara de Natal, cabo Jeoás, está realizando audiências públicas nos município da região metropolitana para colher e debater informações.
Estiveram presentes na audiência autoridades estaduais e municipais: George Câmara, Secretário de Esporte e Lazer do RN; Agripino Oliveira, Secretário de Defesa Social de São Gonçalo; Iara Cristina, advogada e representante da OAB/RN; Raimundo Rolim, delegado da Polícia Civil; Josimar de Lima, tenente coronel da Polícia Militar; Fábio Rogério, delegado da Delegacia de Homicídios (DEHOM); Raimundo Mendes Presidente da Câmara de São Gonçalo; vereadores Adelson Martins, Valda Siqueira e Tarcísio Fernandes; vereador de Natal, cabo Jeoás Santos; vereador interino, João Costa; dentre outros.

Possíveis Soluções – O vereador de Natal, cabo Jeoás, afirmou que não se pode acabar com a violência, mas podemos torná-la mínima, de forma satisfatória para a população, para isso, o parlamentar conjecturou que também irá ouvir outras câmaras da região metropolitana para a formação de um relatório a ser entregue para o governo do estado.
Raimundo Mendes, presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, falou sobre a importância do relatório afirmando que “não adianta um município fazer e outro não, pois São Gonçalo é rota de fuga de outros municípios”. Mendes também falou sobre a importância de um Plano Nacional de Segurança que assegurasse as fronteiras do país contra o tráfico de drogas e armas. O presidente pediu ao Secretário de Esporte e Lazer do estado uma Audiência Pública com o governador Robson Farias, onde estariam presentes o Poder Legislativo, Executivo municipais e o delegado de polícia, para resolver com urgência os problemas de estrutura física e de efetivo policial.
“Precisamos de uma ação a longo prazo, mas de imediato”, afirmou o vereador Adelson Martins, o qual ameaçou fazer protestos junto com a população se a situação não for resolvida.
Lideranças Comunitárias lotaram as galerias da Câmara Municipal
Foto: J B Santos
Por: Márcio Melo