quinta-feira, 21 de maio de 2015

Artigo

Por Ricardo Sobral, advogado (ricms@uol.com.br)


NO MUNDO DA LUA

Observando o comportamento de algumas pessoas, e depois de muito meditar, cheguei a uma conclusão tão óbvia que se revela inacreditável: na maioria dos casos, o insucesso decorre simplesmente de dois fatores. Em primeiro lugar, como a realidade objetiva não é favorável, muitos, por não se concentrarem naquilo a que estão dedicadas, fazem uma coisa pensando em outras. Depois, quando conseguem se concentrar, concentram sua energia criadora nos problemas e não nas soluções. 
São pessoas que têm dificuldades em sustentar a atenção, manter o foco e concluir tarefas satisfatoriamente. No popular diz-se que “vivem no mundo da lua”, estão sempre pensando em outra coisa ou em um monte de outras coisas ao mesmo tempo, quando conversam, quando estudam, quando leem, quando trabalham, enfim, em uma grande variedade de situações do cotidiano. Vivem trocando de interesses, planos e têm dificuldades em levar as coisas até o fim. 
Cientificamente, este problema se chama Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade, abreviado como TDAH, em português, ou ADHD, em inglês.
Mais de 05% (cinco por cento) da humanidade tem esse problema na forma mais grave. Entretanto, na maioria dos casos o déficit de atenção pode ser resolvido apenas com exercícios mentais tendentes a desenvolver a capacidade de concentração. Para tanto, o portador deve procurar ajuda de um especialista.
Desenvolver a capacidade de concentração mental é fundamental para qualquer pessoa ser vitoriosa em sua carreira profissional.