terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Câmara participa dos festejos em homenagem ao Santo Padroeiro
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante se integra as homenagens ao Padroeiro da Cidade – São Gonçalo.
A festa do Padroeiro constitui uma das mais belas tradições do Povo São-Gonçalense com toda uma simbologia de devoção e fé.
Neste sentido a CMSGA participa ativamente dos festejos colaborando coma Igreja e a ações desenvolvidas pela Paróquia.
Nesta Quarta-Feira (28), Feriado Municipal, O Poder Legislativo está incluído entre os “Noiteiros”, ocasião em que o Presidente Raimundo Mendes Alves  e os demais vereadores participarão da Procissão e Missa Solene  em honra do Santo de origem portuguesa.
O ato Religioso será  presidido  pelo Padre João Paulo Costa da Silva, vigário paroquial de Macaíba.
RESUMO HISTÓRICO - A devoção a São Gonçalo no município, data de 1710, quando os portugueses Pascoal Gomes de Lima e Ambrósio  Miguel de Serinhaem , procedentes de Pernambuco se instalaram no povoado , e juntamente com seus familiares construíram uma capela em honra do Santo, dando assim a origem ao nome da cidade de São Gonçalo do Amarante.
No Século XVIIII, os festejos a São Gonçalo passaram a ser patrocinados pelo Coronel Gonçalo Pinheiro.
No século XX entre os anos 30 e 60 a festa passou a ser custeadas  pelo Chefe Político e Ex-Prefeito Manoel Soares da Câmara, tornando-se conhecida em todo RN.
Em 1966 o comando passou  para as freiras “Filhas do Amor Divos” e Padre salesianos, depois para os padre Vicentinos e atualmente pela padre diocesanos.
O certo é ao longo desta três séculos o Povo de São Gonçalo tem reavido sua fé no Padroeiro e no município, e a Câmara Municipal segue como parceira dessa bela vistoria rumo ao futuro.
 Foto: Manacy Henrique