sexta-feira, 2 de novembro de 2012

 
primeiros quadrimestres desse ano.

A audiência contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis, bem como os conselheiros que representam a sociedade civil organizada, os vereadores Geraldo Veríssimo, Eraldo Paiva e Nonato Queiroz, os secretários Ledson França (Comunicação) e Lita Isabel (Planejamento) e ainda funcionários públicos.

O detalhamento do relatório de gestão de janeiro a agosto de 2012 foi conduzido pelo secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, que apresentou a estrutura do município na oferta da saúde básica. Atualmente, São Gonçalo conta com 26 unidades básicas composta por 30 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), 29 equipes de saúde bucal e 5 unidades de apoio (2 núcleos de apoio a saúde da família – NASF, 1 laboratório de análises clínicas, 1 central de abastecimento farmacêutica e 1 central de distribuição de imunobiológicos – vacinas). São Gonçalo também conta com apoio dos serviços de média complexidade como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atenção Psíquico-social (CAPS II), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centro Reabilitação Infantil e Adulto (CRIA), laboratório de próteses dentárias, base móvel do Samu e Hospital Maternidade Belarmina Monte.

Jalmir também mostrou, em números, a melhoria dos serviços de saúde em diversos setores. Nos primeiros oito meses desse ano foram realizados 5.247 consultas pré-natal, 5.101 exames citopatológicos, 8.951 atendimentos odontológicos, 500 próteses dentárias distribuídas, 106.185 exames laboratoriais, 82.921 consultas básicas, 18.254 consultas especializadas, 2.848 internações hospitalares (cirúrgica, obstétrica, clínica médica e pediátrica) e 15.446 exames especializados (raio x, ultrassonografia, cateterismo cardíaco, cintilografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eco - cardiograma, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, teste ergométrico e mamografia), entre outros números.

A secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, Isabel Cavalcanti, também participou apresentando os princípios do orçamento público e o orçamento da saúde. O setor de contabilidade finalizou mostrando os investimentos em valores dos recursos empregados, inclusive detalhando a origem das receitas e despesas. De janeiro a agosto de 2012 a prefeitura de São Gonçalo investiu R$ 22,4 milhões na área de saúde.

Jalmir Simões concluiu acrescentando que nesse período o município investiu 17,04% dos recursos próprios no atendimento de saúde, superando, em oito meses, o índice de investimento exigido pela legislação, que é de 15%. “Se nesses oito meses já ultrapassamos a meta estabelecida de investimento municipal na saúde é bem provável que ao final do ano o índice aplicado de recursos do Orçamento Geral do Município chegue a 20%”. São Gonçalo tem 11 unidades certificadas com qualidade no atendimento pelo Ministério da Saúde e esse resultado só é é possível por que contamos com uma equipe comprometida, a autonomia administrativa e o acompanhamento direto do prefeito Jaime Calado que cobra resultados na saúde como prioridade”, enfatizou.
FONTE: SECOM