quarta-feira, 12 de maio de 2010

QUEM SERIA O DESUMANO DA HISTÓRIA?

Nutro uma profunda admiração pela Secretária de Saúde Dra. Zenaide Calado Maia, a quem considero uma respeitável e dedicada profissional (questões políticas jamais me fariam mudar esta opinião da qual nunca fiz segredo), entretanto no caso da exigência de comprovação de residência para os usuários do SUS existe uma discrepância: Um pai e uma mãe de família legalmente pode emprestar seu endereço aos seus filhos menores e isso as unidades do município não aceitam, dai os transtornos reclamados pela população.
Meses atrás visitei um casal, eles me reclamaram (comprovadamente), que um agente de saúde havia visitado a sua residência para devolver a solicitação de um exame de vista para o homem, pois não havia comprovação de residência, já que a casa estava no nome da esposa - Pode?.
E quem melhor que o próprio agente de saúde para saber exatamente onde o usuário reside?
Leio com espanto nos blogs oficias uma saraivada de críticas ao vereador Ivanildo Fernandes Campos por ter levantado essa questão na Câmara Municipal, e denunciado um caso onde uma Senhora surtou no Centro Administrativo Municipal, por não ter conseguido comprovar sua residência , mesmo sendo conhecida de todos.
Essa prática adotada pelo governo de sempre culpar uma terceira pessoas por suas falhas, não conduz a lugar algum, melhor seria uma analise mais profunda, assumir a culpa e buscar soluções, afinal quem seria o carrasco da história: Quem denuncia o fato ou quem o provoca? Eis a questão.
(Imagem apenas ilustrativa).