sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

São Gonçalo do Amarante: Câmara lamenta morte de Anna Maria Cascudo

Ela atuou no município como Promotora de Justiça, na década de 60.

Em nome da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o Vereador/Presidente Raimundo Mendes, externou profundo pesar pelo falecimento da hitoriadora Anna Maria Cascudo. "A morte de Anna Maria Cascuto, deixa uma lacuna no mundo cultural, social e juridíco do RN, onde ela sempre atuou com grande desenvoltura. Tão logo a CMSGA retorne do recesso apresentaremos uma moção de pesar a ser enviada a  família enlutada e em homenagem esta grande mulher". concluiu.

FALECIMENTO - Vítima de complicações respiratórias, provocadas por uma longa enfermidade, morreu ontem, a historiadora e procuradora aposentada Anna Maria Cascudo Barreto, filha do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo. Ela estava internada no hospital São Lucas devido a um tumor no esôfago e a morte foi declarada pelos médicos por volta das 16 horas. Anna nasceu no famoso casarão da Junqueira Aires, hoje Avenida Câmara Cascudo, onde o pai construiu grande parte de sua obra. Fundadora da Academia Feminina de Letras, onde ocupava a cadeira 13, e dona de cadeira na Academia Norte-Riograndense de Letras, Anna Maria Cascudo escrevia desde os 13 anos para uma coluna no extinto jornal “A República".

Alex RégisMorte de Anna Cascudo deixa vaga a cadeira 13 da Academia Norte-Riograndense de LetrasMorte de Anna Cascudo deixa vaga a cadeira 13 da Academia Norte-Riograndense de Letras

Filha de Luís da Câmara Cascudo e Dahlia Freire Cascudo, Anna Maria Cascudo nasceu em 13 de outubro de 1936.  Ela estava internada havia um mês, Ontem, no entanto, teve quadro de insuficiência respiratória.  Era viúva, deixou três filhos e três netos. O velório terá início às 9h no cemitério Morada da Paz, em Emaús e uma missa será celebrada às 14h no mesmo local. 
Em 1961 ela foi desgnada para responder pela Promotoria Pública do município de São Gonçalo do Amarante.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte.