terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Prefeitura de São Gonçalo e 

Clickideia lançam jogo educativo

contando a história da “Terra dos

Mártires”

Município é o primeiro do Nordeste a ter história
retratada em game educativo

Narrar a história da invasão holandesa no Rio Grande do Norte e a resistência do povo sãogonçalense, que resultou no Massacre de Uruaçu, a partir da criação de um jogo lúdico e educativo, foi a intenção do Clickideia, portal educativo implantado nas escolas públicas de São Gonçalo do Amarante.
O lançamento do game aconteceu na manhã desta terça-feira (9), durante a solenidade realizada no auditório do Instituto Federal – Campus São Gonçalo. O evento foi prestigiado pelo prefeito Jaime Calado, o secretário municipal de Educação, Abel Neto, a adjunta da Educação, Marluce de Paula, o diretor geral da Clickideia, Manoel Dantas, e mais coordenadores pedagógicos, professores, diretores e vice-diretores das escolas municipais.
O game “Terra dos Mártires” trata de diversos aspectos desse momento histórico, tendo sempre como foco principal o Massacre de Uruaçu e suas consequências para a cultura regional e nacional. Sempre de maneira dinâmica - para estimular a atenção dos alunos -, e ao mesmo tempo aprofundada, não deixando de abordar os principais aspectos locais como a Igreja Matriz de São Gonçalo. Fatos da atualidade também são retratados, como o aeroporto construído recentemente na cidade, referência econômica para o Rio Grande do Norte.
“Essa é a primeira vez que uma cidade do Nordeste tem sua história apresentada em forma de jogo educativo e São Gonçalo é pioneiro no investimento que está fazendo na qualidade do ensino da escola pública e principalmente por levar para os alunos a tecnologia que é uma realidade atual”, enfatizou Manoel Dantas.
Ao final desse ano o Clickideia completa um ano e meio de atuação em São Gonçalo, tendo sido implantado em 37 escolas municipais. Já são mais 45 mil acessos no site (www.clickideia.com.br) e um milhão de páginas visitadas. O portal conta com um programa de incentivo ao acesso e utilização. Na ocasião do lançamento do game foram premiados os usuários do portal entre coordenadores, professores e alunos que mais se destacaram no segundo semestre de 2014 com tablets, celulares e uma impressora multifuncional para a escola que melhor trabalhou na manutenção e conservação dos laboratórios de informática.
“O grande desafio da educação hoje é tornar a escola atrativa diante da concorrência com o mundo virtual. Por isso é importante transformar essa gama de informação que o portal oferece em saber. Estamos investindo em modernidade e tecnologia para alunos da escola pública, essa é uma revolução na forma de fazer educação”, declarou Jaime Calado.
Sobre a Clickideia
A Clickideia é a maior provedora nacional de conteúdos educacionais, metodologias pedagógicas e de formação de professores concebidas para Web. Desenvolvida com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Clickideia atua a mais de doze anos produzindo conteúdos e ferramentas pedagógicas de alta qualidade para alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio e Pré-Vestibular nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino. São mais de 15 mil páginas com informações organizadas, desenvolvidas por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores, utilizando tecnologias de última geração.
Vencedores do Prêmio Top Acessos :
ESCOLA:
E. M. Cantinho do Saber
COORDENADOR CLICKIDEA:
1º Verônica Chianca (E. M. Vicente de França Monte)
2º Francineide Silva (E. M. Poti Cavalcanti)
3º Michelle Teixeira (E. M. Walfredo Gurgel)
PROFESSOR:
1º Paulo Junior Siqueira (E. M. Vicente de França Monte)
2º Magna Regina Silva de Medeiros (E. M. 1º de Maio)
3ºLiege Mª Lago da Silva (E. M. Maria Judite)
ALUNO:
1º Guilherme Farias do Nascimento (E. M. 1º de Maio)
2º Manuelly Alves Dantas de Caldas (E. M. Vicente de França Monte)
3º Mateus Messias de Vasconcelos Lima (E. M. Vicente de França Monte)