sexta-feira, 14 de novembro de 2014

São Paulo Urgente:

Morre ex-ministro Adib 


Jatene em SP

Ele estava internado desde o dia 22 de setembro no Hospital do Coração.
Jatene foi um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil.

Do G1, em São Paulo
Adib Jatene em foto de setembro de 2009 (Foto: Janete Longo/Estadão Conteúdo)Adib Jatene em foto de setembro de 2009
(Foto: Janete Longo/Estadão Conteúdo)
Morreu na noite desta sexta-feira (14) o médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene. Ele estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, desde o dia 22 de setembro após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Jatene é diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos - os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara - e a esposa Aurice Biscegli Jatene.
Acreano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.
Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1997-1998, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.
Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).