A possível derrubada do Casarão dos Rodrigues (centro), para viabilizar uma via de acesso aos moradores da Rua 31 de Março e do Bairro Novo São Gonçalo, gerou polêmica na sessão desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.
Não é lei, mas existe um acordo de cavalheiro no sentido de que os requerimentos sejam todos aprovados, independente de autor ou partido, mas esta rotina foi quebrada com a derrubada do requerimento 057/2011, de autoria do Vereador Eraldo Paiva (PT), que pedia a restauração do Casarão dos Rodrigues ( o imóvel foi adquirido pela Prefeitura).
Acontece que no ano passado a mesma Câmara aprovou um requerimento do Vereador/Presidente Geraldo Veríssimo de Oliveira (PR), que pede justamente a derrubada do prédio para possibilitar uma via de acesso para os moradores da Rua 31 de Março.
Eraldo evocou o valor histórico e cultural do casarão.
Já Geraldo argumentou que este é um desejo da população, pois havia recebido um abaixo assinado com centenas de assinatura solicitando esta ação: "Os idosos, cadeirantes e o povo em Geral da 31 de Março e Novo São Gonçalo merecem uma cesso direto ao centro, e eu vou lutar por isso". Finalizou.
Os debates se arrastaram até próximo das 20 horas, como não houve uma acordo o requerimento de Eraldo foi rejeitado por 5x2.
QUEM VOTOU:
-Além do seu próprio voto Eraldo contou apenas com o voto do Vereador Ivanildo (PP).
- Geraldo contou com os votos dos Vereadores: Edson Valban (PMDB), Milton Siqueira (PMDB), Nonato Queiroz (PDT) e Jailson Tavares (DEM).
ABSTENÇÃO - O Vereador Raimundo Mendes (PSB), se absteve de votar.
FALTOU - Os Vereadores Edson Arcanjo (NINO-PP) e João Barão (PMN), justificaram a ausência.