quinta-feira, 26 de março de 2015

Municípios
Fonte: Jornal Potiguar Notícias

Raimundo Mendes: "A antecipação do debate político sobre 2016 é prejudicial"

Entrevista com o vereador Raimundo Mendes, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.
O vereador Raimundo Mendes, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, esteve no Alpendre do PN, onde concedeu entrevista aos jornalistas Tiago Rebolo e Antonio Antunes. Na oportunidade, comentou os momentos iniciais de sua gestão à frente da presidência do Legislativo. Confira:

O que o Sr. destaca do início de sua gestão à frente da Câmara?
Estamos dando continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela gestão anterior, ao mesmo tempo em que tentamos implementar a nossa forma de trabalho.
Quais são os principais elementos dessa nova filosofia?
Aproximar mais a Câmara da população e humanizar os serviços que oferecemos à sociedade. Neste sentido, buscamos mostrar às pessoas também quais são as verdadeiras funções de seus representantes, pois as pessoas confundem muito as responsabilidades do Executivo e do Legislativo.
Como está o projeto de instalação da TV Câmara?
Nós temos a intenção de instalar essa TV para o Legislativo. Inclusive, já consta em nosso orçamento. O maior problema neste sentido é a burocracia existente, mas estamos fazendo estudos para que este projeto vire realidade.
Os trabalhos legislativos são tradicionalmente abertos com a leitura da Mensagem Anual do prefeito à Câmara. Que avaliação o Sr. faz da visita do prefeito Jaime Calado no início do ano?
Foi boa. O prefeito demonstrou as realizações que a Prefeitura tem desenvolvido nestes dois últimos anos de gestão e falou também o que pretende realizar daqui para a frente. Eu achei uma leitura muito pró-ativa. Agora, uma particularidade é que a Câmara de São Gonçalo do Amarante foi a primeira a retornar aos trabalhos na Região Metropolitana – começamos a trabalhar em 5 de janeiro.
Qual o principal desafio de legislar em uma cidade com um crescimento populacional vistoso?
Temos que ter a consciência de que, à medida que a cidade cresce populacionalmente, aumentam os problemas. Para cada direito do cidadão, há um dever agregado. Então, aumentam as demandas na área de Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura. Além da população, tem tambéma a questão territorial – São Gonçalo é um município muito extenso.
Existe algum projeto no sentido de instituir uma Escola do Legislativo?
Nós pretendemos criar, além de uma Escola do Legislativo, um projeto para trazer as escolas para dentro do Poder Legislativo.
Na questão da Segurança, a Câmara tem trabalhado no sentido de propor a divisão de responsabilidades entre Estado e município?
Com certeza. Inclusive, o município de São Gonçalo já é parceiro, desde a gestão passada, da Polícia Militar. Eu entendo, no entanto, que a segurança deve ser observada a partir de uma questão macro. Não devemos enxergar a violência como um problema isolado de São Gonçalo, de Parnamirim ou de qualquer outra cidade ou região. É preciso, aliás, uma política de segurança a nível nacional para evitar a ocorrência desses efeitos que estamos acompanhando.
De que maneira isso pode ser feito?
A preocupação com a segurança deve ir mais além. Prisão por prisão não resolve o problema da violência; temos que procurar a causa da ocorrência disso. É preciso, por exemplo, que todo condenado saia da prisão com uma profissão. No caso do Bolsa Família: por que não exigir das famílias a realização de cursos de capacitação profissional para que elas possam receber o benefício? Em resumo, precisamos corrigir nosso sistema penitenciário, pois ele está falido.
A melhoria na qualidade da Educação Básica amenizaria esse problema?
Claro. Aliás, nós aprovamos um projeto de lei que institui a educação de tempo integral. Nesse sentido, o aluno entra pela manhã na escola e sai ao fim da tarde, tendo acesso a ensinamentos da área pedagógica e também de formação profissional. Mas esse sistema é uma vertente. O problema precisa ser enfrentado conjuntamente.
O nome do Sr. consta como um dos potenciais candidatos à sucessão de Jaime Calado em 2016. Como o Sr. encara esse debate?
Eu encaro a citação de meu nome neste debate de forma natural, mas neste momento eu estou preocupado em administrar. Inclusive, o prefeito ainda não deu nenhuma sinalização sobre qual será o seu candidato. Eu particularmente acho que essa antecipação do debate é prejudicial, porque vai começar a ter queda de braço e o momento não é oportuno.
Fonte: Potiguar Notícias (Ed. 570)

Sessão Solene na CMSGA marcará os 180 ano de criação da Paróquia de São Gonçalo

Dom Jaime Vieira Rocha, confirmou presença no evento.





















Foto: Dom Jaime Vieira Rocha

Acolhendo preposição do Vereador/Presidente Raimundo Mendes, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizará neste sábado, 28, uma Sessão Solene em homenagem aos 180 de criação da Paróquia de São Gonçalo.
O evento terá início às 17 horas e contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além dos padre: Valberto Messias da Cruz (Pároco), Luiz Martins Carvalho (Vigário Paroquial).
Todos os vereadores e as principais autoridades do município devem prestigiar o evento.

Padre Valberto Méssiass da Cruz.

Presidente da Câmara recebe secretário de infraestrutura

O Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, Vereador Raimundo Mendes, recebeu em seu gabinete, na manhã destra quinta-feiras, 26,  a visita do Secretário Municipal de Infraestrutura, Alessandro Gaspar Dias e a arquiteta Rayane Protásio, além do Vereador Chanxe Dantas.
Na ocasião os vereadores apresentaram pleitos de melhorias de diversas ruas nas comunidade de Jardim Lola e no centro da cidade:
- Rua da Flores
- Rua 31 de Março
- Rua Bom Jesus
- Baixa Humaitá
- Rua Aluízio Alves.
Sobre as duas primeiras ruas localizada no Centro, o Secretário transmitiu uma boa notícia: Todo serviço de trenagem já encontra-se em processo de licitação.
Já sobre a demais ruas Alessandro se comprometeu em viabilizar o pleito.
AMPLIAÇÃO - Em seguida o Vereador Mendes esteve em comitiva formada pelos vereadores: Gerson Bezerra, Edson Arcanjo e Chanxe Dantas, além do secretário Alessando, em um imóvel localizado vizinho ao prédio/sede da Câmara, que deverá passar por um processo de desapropriação para ampliar a estrutura funcional do poder legislativo.

NOITE DE AUTOGRAFO MARCOU O LANÇAMENTO DO LIVRO DE Dr. PAULO. “O SER E A EXISTÊNCIA”

Por Idelfonso Farias

???????????????????????????????

Lançamento foi prestigiado pelos vereadores.

Equipe de Gabinete do Vereador/Presidente Raimundo Mendes, também marcou presença.

???????????????????????????????

Conselheiro do TCE/RN, Poti Júnior, foi destaque no evento.

???????????????????????????????

Blogueiros: Idelfonso Farias...

...  E José Soares Júnior, realizaram trabalho de divulgação do evento.

???????????????????????????????

Secretário de Educação, Professor Abel Neto, representou o Prefeito Jaime Calado e a Deputada Federal Zenaide Maia.

LANÇAMENTO:

A câmara municipal foi palco de um acontecimento impar, amigos e familiares de Dr. Paulo Lima compareceram para prestigiar o lançamento de seu livro. O Ser e a Existência. O espaço foi disponibilizado pelo presidente do poder legislativo Raimundo Mendes, amigo pessoal do autor, estiveram presentes políticos e autoridades de outra área como o caso do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o Ex-Prefeito Poti Júnior.

Representando o prefeito Jaime Calado esteve o secretário de educação Abel Neto, que representou também a deputada federal Dra. Zenaide Maia, os vereadores foram os primeiros a abraçar o autor do livro e a receberem o autografo, seguidos de outras autoridades e população, o delegado de polícia civil Dr. Rolim foi outro que este abraçando Dr. Paulo.

O evento foi dirigido pelo jornalista José Soares chefe de cerimônia da casa legislativa que se encarregou de registrar a presença das pessoas. Cada assinatura que era proferida no livro do magistrado era uma oportunidade de se fotografar os presentes, a imprensa local registrou este retorno do amigo do município. Dr. Paulo Sérgio de Lima.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Presidente da Câmara Municipal 

recebe integrantes da Frente 

Parlamentar de Segurança

O Vereador Raimundo Mendes Alves, presidente do poder Legislativo Municipal deste Município, recebeu na manhã desta terça-feira (24), o vereador da Câmara Municipal de Natal , Cabo Jeoás Santos e Secretário Estadual de Esporte, George Câmara, quando foi acertado detalhes sobre a  criação da “Frente Parlamentar de Segurança da Região Metropolitana de Natal”.
O Cabo Jeoás será o presidente da “Frente”, e deixou o convite extensivo a todos os vereadores para o seu lançamento que ocorrerá no próximo dia 9 de abril, às 9 horas na Câmara Municipal de Natal.
O presidente Raimundo Mendes que vem realizado diversas gestões visando melhorias no setor de segurança pública, manifestou contentamento e garantiu total apoio a esta iniciativa.

Lions Clube em atividade:

Sob a presidência da dinâmica Companheira Elaine Fontoura, o Lions Clube São Gonçalo do Amarante, está desenvolvendo uma série de atividades

No próximo sábado dia 28 de março, receberá a visita da  Dra. Roberta Ventura, Consultora Técnica de SightfIRST de LCIF para o Brasil, que ás 11 horas,  visitará as obras do Hospital de Olhos do IBOL no município de São Gonçalo do Amarante, visando a elaboração de um PROJETO para este empreendimentos dos Leões do RN.

Foto da reunião preparatória para eleição da Nova Diretoria do Instituto Bancos de Olhos do RN.

Lions de São Gonçalo do Amarante homenageia Henrique, Agnelo, Érick Pereira, Terezinha Veríssimo e Thaisa Galvão

O Lins de São Gonçalo do Amarsnte realizou solenidade no Hotel Arituba, em Natal, na noite desta sexta-feira (20), para homenagear pessoas que contribuíram ou contribuem com o município que faz parte da Região Metropolitana de Natal. 
Na lista de homenageados, o presidente estadual do PMDB Henrique Alves; o advogado Érick Pereira; o deputado Agnelo Alves; a empresária do Shopping Cidade Jardim, Terezinha Veríssimo e a Jornalista Thaisa Galvão. 
Agnelo foi representado pelo sobrinho Henrique. 
Érick Pereira representado por Valesca Gomes. 
E Terezinha Veríssimo, representada pelo filho, Fernando Veríssimo, que doaram o terreno para a construção da Igreja e do Monumento dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú. 
Fotos: Cedidas
 
Presidente do Lions Clube São Gonçalo, Elaine Fontoura, homenageando o Ex-Presidente da Câmara Federal, Henrique Alves.

segunda-feira, 23 de março de 2015

L A N Ç A M E N T O ! ! !

HOJE É O DIA DA PROFESSORA FRANCISCA LINS RODRIGUES - DONA NENÉM
Neste 23 de março celebramos o aniversário da Professora Francisca Lins Rodrigues (Dona Neném). Na década de 70 como coordenadora do MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização instalou em São Gonçalo 135 postos educativos, com 1500 alunos, deste 1200 receberam o diploma de alfabetizado. Cotando com total apoio da então Prefeita e amiga pessoal Élia de Barros.
Em seguida assumiu a Vice-Direção direção da Escola Estadual Dr. Otaviano.
Em 1988 foi eleita Vereador, participou da Mesa diretora da CM, como 1a. e 2o. Secretária , e teve destacada atuação na  elaboração da Nova Lei Orgânica do Município.
Em 1994 foi nomeada Diretora da Escola Estadual Padre José Maria Biezinger (Jardim Lola), até 2004.
Dona Neném sempre utilizou a política para melhorar a educação e favorecer ao povo, sobre tudo aos menos favorecidos.
São Gonçalo deve muito a esta Iluminada Mulher - Um nome que não pode ser esquecido em nossa história.
Que DEUS restaure sua saúde e lhe cubra de bênção.
PARABÉNS !!!

Professora Francisca Lins Rodrigues com seu esposo Manoel Rodrigues de Araújo

sexta-feira, 20 de março de 2015

Eleições 2016: Candidatura de Abel Neto a prefeito em prosa e verso:

Ao ser questionado pelo "Blog Coqueiros do Ar",  de Anderson Souza, sob a uma possível candidatura a prefeito, o secretário de educação respondeu em forma de poesia:


















_ Não respondo á um Convite,
Pra o qual não fui Convidado.

_Não falei ser prefeito,
mesmo por alguém lançado.

_Achei extraordinário.

_Só posso ser bom Secretário,
pra meu nome ser lembrado!

quarta-feira, 18 de março de 2015

No aniversário de POTI JÚNIOR, os parabéns vão para Idelfonso Farias

O Blogueiro/Amigo Idelfonso Farias, foi bastante feliz e sua iniciativa em felicitar o Conselheiro POTI JÚNIOR, pela passagem de sua data natalícia.
com um blog pró-ativo e profundamente comprometido com o desenvolvimento do município de São Gonçalo do Amarante, ele tem sim toda autoridade para escrever em nome da imprensa local, aliado ao seu espírito de Cristão/Evangélico.
Por isso digo: No aniversário de POTI, meu parabéns vão para Idelfonso Farais.

VEJA A MATÉRIA:

ESTÁ ANIVERSARIANDO HOJE O CONSELHEIRO DO TCE, POTI JÚNIOR.

emSão Gonçalo do Amarante               

images

Hoje está de idade nova o conselheiro do TCE do estado. Poti Júnior, nós enquanto membro da imprensa parabenizamos ao aniversariante, em nome do seguimento, orando a Deus que lhe conceda muitos anos de vida, e que esta data se repita por muitos anos.

Feliz Aniversário !!!

Blogueiro Idelfonso Farias, sempre presente nos principais acontecimentos da vida política de SONGA

Blogueiro e também Amigo Fred Braga, irmanou-se as felicitações ao Conselheiro Poti júnior.

terça-feira, 17 de março de 2015

Simplicidade e Acolhimento marcam a Vida de POTI JÚNIOR - Feliz Aniversário !!!

Mesmo quando exercia mandato político, POTI JÚNIOR, sempre foi avesso a badalações, pois a simplicidade e o acolhimento a todos que lhe procuraram são as principais marcas de sua vida - Tal vez, quem sabe, seja esta uma herança genética do seu saudoso PAI "Seu Poti".
Por isso a sua data natalícia segue o mesmo padrão.
Na manhã desta terça-feira,17, foi surpreendido pelos servidores do seu gabinete no TCE/RN, que promoveram uma confraternização para celebrar a data.
Além disso POTI JÚNIOR, só aceitou uma MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA, que um grupo de amigos está organizando para o próximo domingo 22, ás 19h30, na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.
Muita Paz, Muita Luz, Muita Proteção de Deus, para continuar no seu apostolado do SERVIR, até mesmo e talvez principalmente aos ingratos.
Parabéns - Feliz Aniversário !!!

segunda-feira, 9 de março de 2015

terça-feira, 3 de março de 2015

Morre aos 68 anos cantor

sertanejo José Rico, da dupla

com Milionário

Ele teve insuficiência do miocárdio e parada cardíaca em Americana (SP).
Dupla de 'Estrada da vida' foi uma das mais importantes do Brasil.

Do G1, em São Paulo
Milionário & José Rico mostraram porque são considerados 'as gargantas de ouro da música brasileira' (Foto: Érico Andrade/G1)
José Rico em show com Milionário em dezembro de 2014
em Ribeirão Preto (Foto: Érico Andrade/G1)
Morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado desde segunda-feira (2) no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca.