segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mato Grosso do Sul: URGÊNTE ...

Dilma é vaiada em solenidade em MS e minimiza: 'é democracia'

Cerca de 3 mil produtores rurais protestaram contra demarcação de terras.
Enquanto discursava, presidente disse não ver problema no manifesto.


Fabiano Arruda Do G1 MS

Presidente Dilma Rousseff em Campo Grande (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Produtores rurais entraram em área destinada ao público
(Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)
Produtores rurais vaiaram a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador do estado, André Puccinelli (PMDB), durante solenidade de entrega de 300 ônibus escolares, no Jóquei Clube, em Campo Grande, nesta segunda-feira (29). O grupo protestou contra a demarcação de terras feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em Mato Grosso do Sul.

A maioria do grupo ficou atrás do setor da imprensa, na parte descoberta. Eles repetiram as vaias durante o discurso de diversas autoridades ao longo do evento. O protesto foi organizado pelos 69 sindicatos rurais do estado e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e outras entidades que representam os produtores rurais. Segundo a Famasul, cerca de 3 mil produtores de Mato Grosso do Sul e também do Paraná participaram.
Durante a entrega de chaves dos ônibus escolares aos prefeitos, em que não havia discursos, Dilma Rousseff foi vaiada pelos produtores, que gritavam “demarcação, não” e “sim à produção”. O governador chegou a interromper a solenidade para pedir que eles parassem de vaiar, “em respeito a presidente”. Em seguida, os manifestantes chegaram a vaiar novamente, mas depois pararam.
 
Presidente Dilma Rousseff em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Dilma Rousseff durante visita em Campo Grande.
(Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
No momento em que a presidente foi ao microfone para o discurso, que durou cerca de uma hora, ela foi vaiada novamente. “Gente: acho bom ver vocês gritarem mesmo porque democracia é isso. Não tenho problema nenhum [com as vaias]”, disse.

Ao final do evento, boa parte dos manifestantes se posicionou na saída do Jóquei. Com faixas e apitos, eles fizeram mais barulho, mas viram Dilma de longe. A comitiva presidencial evitou passar em frente dos manifestantes. Do lado de fora do hipódromo, a equipe partiu em dois helicópteros para a Base Aérea de Campo Grande de onde seguiu para Brasília (DF).

Carta entregue
O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, afirmou ao G1 que entregou um documento à presidente que pede a interrupção da demarcação de terras indígenas no estado. Segundo ele, o objetivo é cessar os conflitos entre produtores e indígenas. Riedel afirmou que são 52 pontos de conflito em Mato Grosso do Sul, a maioria na região sul.
Produtores protestam durante visita da presidente Dilma Rousseff em Campo Grande MS (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Comitiva presidencial não passou perto de manifesto na saída da solenidade. (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)
"O mais importante foi ter conversado com ela e ter entregado a reivindicação pessoalmente", disse o presidente da federação. “O movimento dos produtores foi legítimo para que encontremos soluções. Não é possível deixar a Funai avançar em todos os processos [de demarcação] sem nenhum contraponto", completa.

O conflito entre produtores e índios é histórico no estado e, os casos mais recentes, envolvem atritos entre os fazendeiros e os guarany-kaiwá. A Funai aponta que em todo o estado existem atualmente 24 terras indígenas regularizadas ocupadas pelos guarany-kaiwá (entre propriedades regularizadas, homologadas, declaradas e delimitadas). O total de terras equivale a 90,4 km² -- cinco vezes o tamanho da Ilha de Fernando de Noronha.

O G1 entrou em contato com a Funai, por meio da assessoria de imprensa, e não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Câmara Municipal de São Gonçalo é parâmetro para demais câmaras do RN

A exemplos de outras câmaras do RN, desse vez foi uma caravana de vereadores da cidade de Pau dos Ferros, que visitou a CMSGA, sob a liderança da Presidente Francisca Itacira, foram recepcionados pelo Vereador/Presidente Geraldo Veríssimo de Oliveira.
Também estavam na casa os vereadores sãogonçalenes: Chanxe, Gerson Berreza, Eudócio Mota,Valda Siqueira, Adelson Martins, Edson Arcanjo, Edson Valban e Rayure Protásio.
Além  de assessores das duas câmaras.

Vereadores Pau-ferrenses: Francisca Itacira, Francisco José, Francisco Gutemberg (Gordo do Bar) e Kasumaro Kened - Em busca de maiores informações e aplicabilidade da Lei 1.267 , que criou a verba indenizatória, em substituição a antiga verba de gabinete.
Os métodos utilizados pela CM de São Gonçalo atende a todas as recomendações do MP e do TCE.

Comitiva também visitou o canteiro de obra do novo prédio da CMSGA, construído com recursos próprios.

Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo e a Presidente da CM de Pau dos Ferros, Francisca Itacira.
Ela agradeceu a receptividade "Desde o primeiro telefone a té esta reunião de hoje, só temos a agradecer a forma como fomos recebidos, estamos muito gratos". finalizou.

Hudson Martins: Juventude e Competência !!!

Neste 29/04, quem muda de idade é nosso amigo Hudson Martins, que chega aos 2.0 com muito dinamismo.
Ele é o filho/assessor do Vereador Adelson Martins (PDT).
Juventude a competência a favor do Povo de São Gonçalo.
PARABÉNS !!!

sábado, 27 de abril de 2013

Contagem/MG URGÊNTE:

Bola é condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio

Ele foi condenado pela morte da jovem e pela ocultação do cadáver.
O advogado Ércio Quaresma adiantou que vai pedir a nulidade do júri.


Raquel Freitas Do G1 MG

Bola começou a ser interrogado na madrugada deste sábado (26) (Foto: Renata Caldeira / TJMG)
Bola começou a ser interrogado na madrugada deste sábado (26) (Foto: Renata Caldeira / TJMG)
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio e pela ocultação do cadáver da ex-amante do goleiro Bruno. A pena determina 19 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio e mais três anos de prisão em regime aberto pela ocultação do cadáver. A sentença foi lida pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, que presidiu o júri, na noite deste sábado. O júri popular, formado por sete moradores de Contagem, onde foi realizado o julgamento, decidiu pela condenação depois de seis dias. Este foi o julgamento mais longo do caso Eliza Samudio. O goleiro Bruno Fernandes, o amigo dele, Luiz Henrique Romão - o Macarrão -, e a ex-namorada do atleta Fernanda Castro já foram condenados no caso. O advogado de Bola, Ércio Quaresma, adiantou ao G1 que vai entrar com um recurso pedindo que o júri seja anulado.
(Acompanhe no G1 a cobertura completa do julgamento do caso Eliza Samudio, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro Bruno.)
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar Eliza Samudio e de ocultar o corpo dela, disse durante seu interrogatório que "jamais" mataria algúem, muito menos receberia por isso. A declaração foi dada na manhã deste sábado (27), durante o interrogatório do réu no júri popular. Bola respondeu às perguntas da juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, do promotor Henry Wagner e do advogado Ércio Quaresma.
O depoimento do réu começou no início da madrugada deste sábado (27) e foi interrompido à 1h30. Ele negou, nesta primeira parte, que tenha matado Eliza Samudio, e disse que está preso injustamente há três anos. Quando o interrogatório foi retomado, às 10h30, ele continou afirmando ser inocente.
Promotor Henry Wagner e o advogado Ércio Quaresma travaram debate com ofensas (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
Promotor Henry Wagner e o advogado Ércio Quaresma travaram debate com ofensas (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
Debates
Os debates entre a Promotoria e a defesa foram marcados por ofensas durante o julgamento. Os desentendimentos foram entre o promotor de Justiça Henry Wagner Vasconcelos de Castro e os advogados Ércio Quaresma e Fernando Magalhães.

“Eu nunca vi drogado ser herói. Eu nunca vi mentiroso crápula ser herói", disparou o promotor. E completou: “Covarde, canalha, estúpido e vagabundo. Quem não é homem é você, seu crápula".

As discussões partiram até mesmo para o âmbito pessoal: "A sua vozinha de taquara rachada saiu no 'Fantástico'", falou o promotor para Quaresma. Ele se referiu à reportagem que mostrou ameaça sofrida por Ingrid Oliveira, atual mulher de Bruno. Na ocasião, Ingrid denunciou que sofria ameaças de Quaresma. "Prostituta escalarte é a sua defesa, e a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] é coisa porque não tomou providência para te cassar", falou a Quaresma.

O advogado também retrucava. "Esse moço [Henry Wagner] tinha que lavar a boca antes falar o nome da nossa instituição [OAB]", afirmou, referindo-se ao promotor, que classifica como "alienígena" pelo fato de ser de outro estado. O promotor é natural do Rio Grande do Norte.

“Eu provei que ele [o promotor] é canalha", disse o advogado. Quaresma também fez referência à história de Harry Potter. O advogado, por vezes, já se referiu ao promotor como o personagem da literatura infanto-juvenil britânica.
Extorsão
Bola comentou também, em seu interrogatório, que ouviu do então delegado Edson Morreira, no momento de sua prisão, o pedido de intermediar que Bruno pagasse R$ 2 milhões para que o goleiro e o ex-policial fossem inocentados no inquérito. À época da denúncia desta tentativa de extorsão, em novembro de 2010, nem a Polícia Civil nem o próprio delegado comentaram a acusação.

I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante

 Escrito e publicado por Manacy Henrique
I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante
O distrito de Igreja Nova, que também sofre com a violência caracterizada por assalto e roubo, sobre a coordenação de ‘Neto’, realizou o I Fórum de Segurança Pública na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante que aconteceu na sede do Leão de Ouro, com a participação das comunidades circunvizinhas.
Justiça se faça ao vereador do PDT Adelson Martins, pois foi o primeiro parlamentar a dar esse passo em busca da solução para questão que tanto perturba a tranquilidade da sociedade civil. Foi mais longe, conseguiu entregar em mão um requerimento pedidndo providência a governadora do Estado.
Prestigiaram o evento os vereadores Mendes, ‘Nino’, Eraldo Paiva e Rayure Protásio, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, o Tenente Valcácio, que representou o comandante da Polícia Militar, capitão Ívisson, de São Gonçalo do Amarante e lideranças.
O coordenador abriu os trabalhos com a justificativa de que era preciso a união de todos os seguimentos da sociedade para combater a violência rural, inclusive a Polícia Militar e os políticos. É um desejo dos são-gonçalenses que esse sonho logo se torne realidade etudo pode começar a partir desse momento.
O vereador ‘Nino’ disse que não vê chances de amenizar a questão da violência enquanto o menor infrator for “protegido” pela lei. Já o presidente do PT no Estado, Eraldo Paiva, afirmou que os nossos homicídios são dados comparados as de guerra. “Nós não vamos resolver esse desafio social dos nossos jovens apenas com polícia ou baixando a maioridade penal para 16 ou 17 anos”.
A vereadora Rayure Protásio enveredou pelo mesmo raciocínio dos colegas e acrescentou: “Segurança Pública não se compra em mercadinho, é preciso que o governo do Estado assuma a sua responsabilidade constitucional e crie projeto de políticas públicas pra valer”.
O vereador-presidente, Raimundo Mendes Alves, usou da sua experiência de 15 anos de Polícia Militar e Civil para afirmar que a violência Rural Urbana não se acaba sem a polícia está aparelhada adequadamente e comparou: “Para a população que somos apenas quatro viaturas para assistir 54 comunidades demonstra que a senhora governadora Rosalba Ciarline não nos leva a sério, pois o ideal seriam oito.
A titular da Secretaria para Assuntos Extraordinários, Mada Maia, afirmou que, pelo trabalho desenvolvido como secretária adjunta de Juventude do Estado, entende que sem a participação da família nesse processo a política de combate a violência, por si só, não funciona. E acrescentou também que o enfrentamento as drogas pode ajudar e muito a diminuir consideravelmente o problema.
O Tenente da Policia Militar Valcácio apresentou todos os números das ocorrências acontecidas nos meses de janeiro, fevereiro e março no município. O que mais surpreendeu a todos os presentes foi que na estatística da Polícia Militar a Zona Rural não aparece em nenhum item. E a explicação não foi convincente sobre essa falha nos dados.
Logo após a fala do tenente Valcácio o condutor da reunião passou a palavra para os comunitários presentes. As perguntas foram respondidas pelo oficial da polícia e em seguida a reunião foi encerrada com os agradecimentos de ‘Neto’ a todos que ali estavam.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cerca de 1,3 milhão de eleitores podem ter títulos cancelados

- Publicado por Robson Pires
TRE-MG-titulo-de-eleitor1
Números divulgados pela Justiça Eleitoral indicam que 1,3 milhão de eleitores podem ter o título cancelado por não justificarem os votos nas últimas três eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 8,5% dos eleitores faltosos procuraram os cartórios eleitorais para regularizar a situação.
O prazo final para justificar a ausência nas últimas três eleições terminou ontem (25). Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente, mas apenas 128,9 mil procuraram a Justiça Eleitoral.
O cancelamento de títulos ocorrerá de 10 a 12 de maio e em 14 de maio serão divulgados os números consolidados e os nomes daqueles que deixarão de ter título porque não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições e não foram a um cartório eleitoral para regularizar sua situação dentro do prazo.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Jaime Calado participa de Conferência Internacional dos Aeroportos Cidades na África do Sul

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Duarte, estão participando da “World Conferen...ce & Exhibition”, a conferência internacional dos aeroportos cidades. O evento acontece cidade de Ekurhuleni, vizinha a Johannesburgo, região metropolitana da África do Sul.

A conferência reúne gente de todas as partes do mundo e aborda detalhes sobre os aeroportos cidades como vantagens, desenvolvimento, planejamento e execução de projetos tendo como palestrantes os mais renomados especialistas do setor da aviação mundial, entre eles o professor americano John Kasarda, uma sumidade quando se trata das metrópoles aeroportuárias. 
 

 “O que impressiona é observar como São Gonçalo vai passar por uma transformação com o aeroporto cidade. Aqui em Ekurhuleni podemos perceber isso. Essa conferência mostra a importância do envolvimento do Poder Público na viabilização do projeto de construção de um aeroporto do porte do de São Gonçalo. Estamos cientes das nossas responsabilidades e por isso estamos fazendo a nossa parte”, enfatizou Jaime.


Padre Valberto celebra 11 anos de ordenação sacerdotal

Uma Missa em Ação de Graças, nesta quinta-feira, 25,  marcou a passagem do 11o. Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Paróco de São Gonçalo do Amarante, Padre Valberto Messias da Cruz.
A Igreja Matriz ficou tomada pelos fiéis.
Secretária Extraordinária Mada Calado Maia, representou o Prefeito Jaime Calado, no ato religioso.
 
Em seguida as Pastorais ofereceram uma recepção no Centro Comunitário Paroquial.

Vivas para Gladyer Godeiro

O empresário e advgado GLADYER GODEIRO, é o aniversariante do dia.
Desse canto de página enviamos nossas congratulações a este estimado amigo, desejando muita sáude e paz. E a certeza de que ele pode contribuir muito mais com o futuro e o desenvolvimento dessa terra que abraçou com um amor fraternal - São Gonçalo do Amarante.
Parabéns !!!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

São Gonçalo do Amarante:

Aeroporto terá voos em abril de 2014

Publicação: Jornal Tribuna do Norte 24 de Abril de 2013 às 00:00
Andrielle Mendes - repórter
*COLABOROU RENATA MOURA

O consórcio Inframérica, responsável pela construção e administração do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, vai antecipar em dois meses a conclusão da obra. A expectativa é concluir as instalações físicas dos terminais de passageiros e de carga em dezembro deste ano e iniciar a operação comercial em 1º de abril de 2014. A data foi definida em reunião realizada pelo consórcio no dia 11. Antes, a previsão era que a operação começasse em junho de 2014, mês de início da Copa do Mundo no Brasil.
Magnus Nascimento
Obra do terminal de passageiros do Aeroporto de São Gonçalo: mais de mil homens trabalham na construção. O terminal de cargas ficará pronto simultaneamente
Obra do terminal de passageiros do Aeroporto
de São Gonçalo: mais de mil homens
trabalham na construção. O terminal de cargas
ficará pronto simultaneamente

Com a antecipação, o consórcio quer ganhar tempo para realizar possíveis ajustes e evitar problemas de operação durante o Mundial de Futebol.

O superintendente do aeroporto, Ibernon Martins, recebeu a imprensa ontem no canteiro de obras e explicou que a construção segue dentro do ritmo. Ele descartou a possibilidade de outros terminais no RN, como o Augusto Severo, operarem voos comerciais durante a Copa. “A porta de entrada para os turistas será o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Se soubéssemos que o Augusto Severo também operaria voos comerciais, durante o Mundial, não estaríamos nesse desespero (para dar velocidade à construção) “, disse.

A possibilidade dos voos serem captados por mais de um terminal foi levantada pela Secretaria de Aviação Civil meses atrás. Procurada pela reportagem, a Infraero voltou a afirmar que o Augusto Severo deixará de operar voos comerciais tão logo o aeroporto de São Gonçalo seja concluído. “É isso o que diz nosso contrato”, ressaltou Ibernon.

Para garantir a conclusão dentro do novo prazo, o consórcio reforçou a equipe. O número de trabalhadores, que atuam em fases diferentes da construção, aumentou em 57,1% com relação ao registrado em fevereiro deste ano. Hoje, são 1,1 mil - número que pode chegar a 1,2 mil ainda este ano. A fundação dos terminais, central de utilidades e torre de controle, já foram concluídas. As instalações elétrica, hidráulica e mecânica têm início previsto para o início de 2014. Os trabalhos chegaram a ser interrompidos por cinco dias, na semana passada, devido a uma greve dos funcionários. Mas o atraso, segundo Ibernon, já foi compensado.

Os acessos ao aeroporto - de responsabilidade do governo do estado - serão concluídos até maio - um mês depois da inauguração do aeroporto, segundo o secretário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres. A obra já foi iniciada, segundo o secretário. O descompasso entre o ritmo de construção dos terminais e dos acessos parece não preocupar Ibernon. Os turistas, segundo ele, podem entrar e sair do aeroporto mesmo sem os acessos concluídos até lá. Procurada ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não confirmou até o fechamento da edição as datas de encerramento das operações do Augusto Severo e de início do funcionamento em São Gonçalo.

Desapropriações não preocupam

Para o Inframérica, uma pendência envolvendo o pagamento de indenizações pela desapropriação da área onde o aeroporto está sendo erguido não é empecilho às obras. “A indenização está nas mãos do governo do estado”, justificou Ibernon Martins.

Segundo o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, o governo pretende pagar aos ex-proprietários da área o valor determinado pela Justiça. O pagamento foi recomendando pela Procuradoria ainda em 2011, mas o governo não teria repassado o valor por enfrentar dificuldades financeiras.

Pagamento

“O processo (que envolve as desapropriações e tramitava no Tribunal de Justiça do RN) já acabou. Já foi até o Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Está encerrado. O que falta é pagar. O governo tem que pagar e vai pagar”, garantiu Josino, sem fixar data para o pagamento.

Os ex-proprietários de 50% da área, clientes do escritório de advocacia Diógenes da Cunha Lima, alegam que o governo não tem interesse em cumprir a determinação e ameaçam procurar a Justiça novamente.

O escritório, afirma Igor Steinbach, advogado de alguns dos ex-proprietários, pretende ingressar também com uma ‘ação popular’ esta semana junto a Justiça Federal do Rio Grande do Norte contra o consórcio, a Anac e o governo federal para tentar suspender as obras. Para Miguel Josino, procurador geral do Estado, não há riscos das obras serem suspensas.

Natal Urgênte:

'Minha trajetória política está encerrada', diz ex-prefeita de Natal

Micarla de Sousa entregou carta de desfiliação ao PV nesta quarta (24).
'Eu percebi que os políticos são seres humanos falíveis', disse ao G1.

Fernanda Zauli Do G1 RN
Micarla de Sousa, prefeita de Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Micarla de Sousa durante entrevista coletiva em 2012
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
"A partir de hoje minha trajetória política está definitivamente encerrada". A declaração é da ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa, que entregou pedido de desfiliação ao Partido Verde (PV) nesta quarta-feira (24). Em entrevista ao G1, Micarla, que é jornalista e empresária, afirmou que irá se dedicar aos filhos e à própria saúde.
A desaprovação da gestão de Micarla de Sousa em Natal chegou a 95%, de acordo com pesquisa do Ibope em outubro do ano passado. No dia 31 do mesmo mês, em entrevista ao G1, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse que a avaliação negativa de Micarla é a pior já registrada pelo instituto em mais de 20 anos. "Não temos nenhuma pesquisa de avaliação de prefeitos pior do que a que verificamos na pesquisa de Natal".
A ex-prefeita explicou que desde junho de 2012, quando anunciou que não seria candidata à reeleição, a decisão de deixar a política para cuidar da saúde e da família já estava tomada. “Mas nesses nove meses foi muito difícil tomar a decisão de deixar o partido. Foi mais difícil do que a decisão de deixar a política”, disse. 
Convites
Micarla de Sousa afirmou ainda que recebeu convites para se filiar a outros partidos quando a desfiliação ao PV se tornou pública. “Eu agradeço, inclusive, aos partidos que desde ontem entraram em contato comigo, mas realmente eu não tenho qualquer interesse em voltar para a vida pública. Eu fiz a minha parte e dou por encerrada minha trajetória política”, disse.
Ela avaliou o período em que esteve na política como tempo “de aprendizado”. “Foram anos de muito amadurecimento e aprendizado. Hoje, eu me considero uma pessoa muito melhor do que quando entrei para a politica. A política me fez conhecer o mundo real, ir para a rua, conhecer todas as dores do nosso povo, me fez conhecer o lado humano das pessoas que nos governam", afirmou.
E continuou: "Eu como repórter política, considerava que os políticos tinham uma vida perfeita, os rótulos eram muito fáceis. Hoje, conhecendo o outro lado, eu vejo que a vida pública é muito dura, de cobranças, e percebi que os políticos são seres humanos falíveis”.
Futuro
Sobre os planos para o futuro, a empresária disse que pretende se dedicar a tudo que teve que abdicar enquanto prefeita. “Depois de tanto tempo distante das coisas que eu mais amo, eu continuo com os mesmos planos de cuidar de mim e dos meu filhos”. Micarla de Sousa afirmou que, por enquanto, não pretende voltar a atuar nas empresas da família. “Continuo ajudando minha família, mas não tenho nenhuma função executiva nas empresas, nenhum compromisso formal. O único compromisso que eu tenho agora é restabelecer a minha saúde”, disse.
Trajetória
Micarla de Sousa entrou para a vida pública em 2004 quando compôs como vice-prefeita a chapa pela reeleição do então prefeito Carlos Eduardo. Em 2006, ela rompeu com o prefeito e se candidatou à deputada estadual e foi eleita como a sétima candidata mais votada. Em 2008, Micarla de Sousa disputou a prefeitura de Natal e foi eleita no primeiro turno com 50,84% dos votos. Em outubro de 2012, a prefeita foi afastada do cargo pela Justiça sob suspeita de ter estar ligada a uma fraude na Secretaria de Saúde de Natal.

Vereador João Barão deve se filiar ao PR

 
Vereador Edson Arcanjo/Nino sonha com Barão do PP
Mais um lance na política sãogonçalense  Dessa vez já com vistas a s eleições de 2016.
Depois do anuncio da  filiação da Vereadora Rayure Protásio ao PSB, está chegando a hora do Vereador João Barão, também  se pronunciar, ao que tudo indica ele deve aproveitar a "janela" aberta coma fuzão do seu partido o PMN com a PPS, e deve anunciar nas próximas horas sua filiação do PR.
Segundo fontes seguras Barão teria recebido  convite direto do Prefeito Jaime Calado para integrar a bancada do PR na CMSGA. "Fica difícil recusar um convite pessoal do prefeito". Comentou a fonte.

Hoje é o Dia de JB SANTOS !!!

 
O Blog envia votos de felicitações ao amigo JB Santos - O Santos Fotografo, por celebrar hoje mais um ano de vida.
Além de um amigo leal, Santos é bastante admirado pela  luta constante que desenvolve em favor de sua querida Rego Moleiro.
Parabéns !!!

Santos com seu herdeiro político Raphael

Empresário inglês afirma que São Gonçalo é a cidade do futuro !!!

O empresário inglês Anthony Armstrong, atual Presidente do Alecrim Futebol Clube, participou de um almoço com o Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo, e um grupo de vereadores, no Restaurante Caçuá, na tarde desta terça-feira,23.
Armstrong fez grandes investimentos no antigo "alçapão do Touro", hoje "Ninho do Periquito", e sua empresa está investindo fortemente no município no setor de construção de habitação.
O empresário deve reunir a imprensa nos próximo dias para anunciar mais investimentos em SONGA.
Para Anthony Armstrong São Gonçalo é a cidade do futuro. "Em breve São Gonçalo será a segunda maior cidade do RN, este é o lugar de se investir". concluiu.
Para o Presidente da CMSGA, encontros como este são importantes e só confirmar que a Câmara Municipal é uma importante parceira do desenvolvimento.
Participaram do Almoço os vereadores: Chanxe, João Barão, Adelson Martins, Gerson Bezerra, Eudócio Mota, Edson Arcanjo/Nino.
estavam em outras atividades mas cumprimetaram o empresário: Raimundo Mendes, Rayure Protásio e Edson Valban.
BLOG participou do almoço a entrevistou Anthony Armstrong

terça-feira, 23 de abril de 2013

São Gonçalo Urgênte:

Vereadora Rayure Protásio anuncia filiação ao PSB
Fim da especulações: A vereadora Rayure Protásio anunciou a poucos instantes que pretende nos próximo dias se filiar ao PSB, que em São Gonçalo é liderado pelo vereador/advogado Raimundo Mendes Alves.
A nova opção partidária de Rayure foi definida ap´s um almoço realizado na tarde desta terça-feira,23, no Restaurante Caçuá.
De imediato serão tomadas as formalidades cartoriais, em seguido será organizada uma festa política com a presença das principais liderança do partido no RN.
Dependendo da agenda o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, poderá prestigiar o ato de filiação da vereadora Rauyre e do seu grupo político.
Vereadora Rayure com seu marido Emanuel, seu pai Clemilson e assessores em almoço com o vereador Raimundo Mendes.

domingo, 21 de abril de 2013

Brasília Capital Federal/ 53 anos - PARABÉNS !!!



Homenagem: BLOG DO DUDÉ SOARES


Aniversário de Alexandre Cavalcanti: MELHORES MOMENTOS !!!

 
Vereadores prestigiaram o aniversariante ao lado Presidente da AL, Deputado Ricardo Motta.
Também foi inaugurado " O QUINTAL DO ALEXANDRE", local destinado para lazer dos amigos.

Conselheiro do TCE/RN, Poti Júnior - Destaque no aniversário do irmão AC.

Vereadora Rayure Protásio com seu Pai e Ex-Vereador Clemilson Protásio de Lima.
Deputado Ricardo Motta, cancelou compromisso em Assú para prestigiar Alexandre.

Clemeilson, Nonato Queiroz, Tarcísio Fernandes, AC e Edson Valban Tinôco.
Vereador de Natal, Ricardo Motta, também prestigiou o aniversário de AC.
PRB e PP; Conversa descontraída com Ricardo Motta.
Ricardo Motta com Geraldo Veríssimo - Conversa pode resultar da instalação da TV Câmara Municipal, com suporte da AL.
O " Filosofo", articulou a endumetária do Professor Abel Neto: camisa VERDE com o JACARÉ.
Prefeito Jaime Calado também foi levar seu abraço ao ilustre aniversariante.

JACARAÚ: Resgates Histórico !!!


Comunidade centenária de São Gonçalo recebe pavimentação
 A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Infraestrutura, concluiu essa semana a pavimentação da centenária comunidade de Jacaraú. A obra era um desejo antigo dos moradores e um compromisso de campanha do prefeito Jaime Calado.

O custo total investido nos 1.200 m² de pavimentação foi de R$ 41 mil. Lembrando que na comunidade, a prefeitura já erradicou as casas de taipa e substituiu por casas de alvenaria, bem como reformou a escola pública. Na próxima semana será iniciada a pavimentação da comunidade de Barro Duro.

 
Jacaraú já deu ao Brasil um Senador da República: Luiz de Barros, que na foto aparece ao lado do 1o. Prefeito Constitucional de São Gonçalo do Amarante, Manoel Soares da Câmara (12/01/1960/12/01/1961.

 

É por essas e outras que apoiamos a PEC 37

MP arquiva processo contra ex-prefeito de Jucurutu

- Publicado por Robson Pires
Luciano Lopes
Luciano Lopes
O Ministério Público de Jucurutu promoveu o arquivamento do inquérito civil público 01/2002, instaurado para apurar supostas irregularidades administrativas do ex-prefeito do município, Luciano Lopes.
Segundo o promotor Fausto França Júnior, o período investigado foi de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, mas o inquérito foi arquivado por prescrição. Caso haja interesse, o prazo para apresentação de razões escritas ou documentos nos autos fica aberto até o julgamento da promoção de arquivamento pelo Conselho Superior do Ministério Público.

sábado, 20 de abril de 2013

Blog do Deputado Federal Lourival Mendes
 

 
Deputado Federal Lourival Mandes Autor da PEC/37
Falso debate sobre a PEC 37
 
 
 
 
 
Por Paulo Moreira Leite
O debate em torno da PEC 37 ocorre num momento especialmente instrutivo para quem se preocupa com a preservação das instituições democráticas.

A PEC, nós sabemos, pretende garantir exclusividade às forças policiais no trabalho de investigação criminal.
Só para você ter uma ideia do que está acontecendo.

Dias atrás, tivemos um mutirão de 158 promotores. Os jornais e emissoras de TV disseram que sua finalidade era combater a corrupção. O próprio Roberto Gurgel, procurador-geral da República, deu um esclarecimento em outra linha: "O MP está mobilizando a sociedade no sentido de mostrar que o que se deseja com a PEC 37 é concentrar as investigações num único órgão do Estado, a Polícia. É um retrocesso gigantesco para a persecução penal e para o combate à corrupção.”

É grotesco.

O procurador-geral admite que o Ministério Público fez prisões e operações de busca com a finalidade de fazer propaganda de um ponto de vista político e pressionar o Congresso. O Estado de S. Paulo, o mais antigo dos grandes jornais do país, diz que é isso mesmo – e critica Gurgel, em editorial.

“Se fosse apenas uma demonstração de eficiência dos Ministérios Públicos (MPs) estaduais e da Procuradoria-Geral da República no cumprimento de suas atribuições funcionais, o mutirão contra a corrupção - integrado por 158 promotores - mereceria aplauso. Infelizmente, porém, ele foi realizado com propósitos corporativos e políticos.”

Disse ainda o jornal: “Mais do que um ato de protesto, essas operações midiáticas são uma verdadeira tentativa de retaliação contra políticos, por parte do MP.”

É isso, meus amigos: “uma tentativa de retaliação contra políticos.” Quem quer retaliar os políticos?

Até onde eu sei, quem faz isso é o eleitor, em urna. Retalia quem não gosta, promove quem agrada e dá uma chance a quem levanta esperanças. Fazemos isso pelo voto em urna, soberano, origem dos poderes da nação.

É assim nas democracias, o pior regime que existe com exceção de todos os outros.

Vamos pensar um pouco mais. Nesta operação exemplar, tivemos dezenas de prisões, operações de busca, e até dois parlamentares paulistas com seus telefones grampeados, em algo que é uma campanha marketing. Não se iluda. Em poucos dias, o saldo dessa operação de “demonstração” estará nos jornais, um punhado de políticos será acusado a partir de informações vazadas e o país estará estarrecido diante de mais um escândalo.

Sei que a corrupção existe e que é preciso que seja punida e investigada. Mas a perseguição política não leva a parte alguma.

Seleciona alvos, define adversários e escolhe suas vítimas ao sabor de opções que não têm caráter técnico.

Só para dar um exemplo, que todos podem lembrar: não é curioso que o celebre mensalão mineiro, pioneiro e original, iniciado nas eleições de 1998, só tenha sido investigado anos depois que se apurou o mensalão petista?

E não é curioso que até ministros admitem que o interesse da imprensa – uma instituição privada, com interesses próprios e visão política própria – tenha interferido nesse comportamento?

Não se deve generalizar uma discussão que não tem mocinhos nem bandidos, mas é preciso entender o principal: estamos assistindo a uma disputa de garantias constitucionais e direitos democráticos. Este é o debate em torno da PEC 37.

Não sou em quem diz isso, mas a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, que acaba de criar uma Comissão de Defesa da Constitucionalidade das Investigações Criminais. Procurando esclarecer as coisas, o advogado Marcos Costa, presidente da OAB-São Paulo apoia a PEC 37 e explica, em entrevista ao Estado de S. Paulo de hoje:

"A PEC não quer restringir os poderes do Ministério Público, cujo papel é relevantíssimo e está claramente estabelecido pela Constituição Federal de 88. Na verdade, propõe restabelecer a imparcialidade na fase de investigação, segundo a qual a Polícia Judiciária (Civil e Federal) investiga, o Ministério Público denuncia, a Advocacia faz a defesa e o Judiciário julga."

Para Costa, "quem acusa não pode comandar a investigação, porque isso compromete a isenção, quebra o equilíbrio entre as partes da ação penal".

A PEC 37 devolve à polícia o direito de investigar uma denúncia criminal.

Já ao Ministério Público caberia determinar a abertura de uma investigação e apresentar uma denúncia à Justiça, se for o caso.

Por quê? Como ensina o mesmo Estadão: “No Estado de Direito, quem acusa não deve ter a prerrogativa de investigar, sob pena de se pôr em risco o devido processo legal e ferir liberdades públicas e individuais.”

O problema é que vivemos hoje uma situação em que essas funções estão embaralhadas. Temos, assim, uma situação estranha, em que o trabalho da polícia é diminuído e dispensado, em nome da supremacia do Ministério Público. Vamos ver alguns casos realmente exemplares.

Como é fácil de comprovar pela leitura dos autos da ação penal 470, várias conclusões da Polícia Federal – sobre os empréstimos ao PT, sobre o papel dos dirigentes partidários e ministros, contribuições de empresas privadas – não foram devidamente respondidos nem considerados pela denúncia.

Uma leitura possível é que se considerou o que interessava – e se dispensou aquilo que não ajudava na tese da acusação.

Outro aspecto. Os doadores privados do mensalão foram excluídos da denúncia e nenhum se sentou no banco dos réus. Entregaram milhões de reais, informa a Política Federal e também a CPMI dos Correios. Foram seletivamente deixados de lado. Mesmo documentos oficiais não foram levados em conta, no esforço para denunciar que houvera desvio de dinheiro público.

Na morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, tivemos duas conclusões opostas. A Polícia Civil de São Paulo concluiu que foi crime comum. A pedido de Geraldo Alckmin, uma nova equipe policial, com uma delegada de outra área, refez o inquérito e chegou à mesma conclusão. A Polícia Federal, num trabalho realizado a pedido do então presidente Fernando Henrique Cardoso, também.

Mas o Ministério Público diz que foi um crime encomendado.

Resultado: os réus são acusados de um tipo de crime que contraria frontalmente a conclusão de três investigações policiais. Muitos já foram até condenados em nome do crime encomendado.

Nem vou entrar no mérito desses casos específicos, embora tenha uma opinião conhecida a respeito.

Mas é difícil negar que, ao evitar a separação entre o trabalho de investigar e o de acusar, a legislação deixa uma porta aberta para abusos.

É simples como uma fábula infantil: a parte que acusa não pode estar contaminada nem envolvida com o trabalho de investigação.

Eu não posso ter a função legal de encontrar aquilo que quero procurar. É absurdo.

Cabe à acusação levantar as hipóteses que considerar cabíveis numa denuncia e exigir que todas sejam investigadas e examinadas com rigor. Os promotores podem mandar a polícia refazer o trabalho, reexaminar suas conclusões e ir atrás de novos indícios.

Não podem, no entanto, substituir a polícia. Não podem ocupar seu lugar quando discordam da investigação.

O Estadão escreveu que a PEC 37 merece ser aprovada.

Conheço opiniões que defendem uma outra proposta, que preserve o poder de investigação da polícia, mas assegure que os promotores possam supervisionar o trabalho.

Observadores céticos de Brasília julgam que é tudo um teatro, mais uma vez.

Se o MP faz um mutirão para ameaçar os parlamentares, estes fingem que irão colocar a PEC 37 em votação como uma forma de amansar o Ministério Público.

Aqueles que têm motivo real para temer uma investigação bem feita se escondem por trás das garantias fundamentais para assegurar a própria proteção.

Sentem-se chantageados e respondem com a mesma arma.

Mas seria bobo desprezar os aspectos políticos do debate.

As democracias justificam sua existência porque garantem os direitos a todos e só condenam uma pessoa depois que sua culpa foi inteiramente provada. A separação de atribuições é uma forma de a própria sociedade controlar o que é feito e impedir abusos.

O predomínio de uma força sem controle é o caminho mais fácil para o abuso em que se condena com base em indícios, em suposições, em deduções ou com base em denúncias arrancadas daquele jeito tão feio e tão selvagem que anos depois é preciso fazer Comissões da Verdade para descobrir um pouco, mas só um pouco, daquilo que havia por trás de tanta mentira e tanta brutalidade que envergonha a todos, não é mesmo?

Jaime Calado inaugura neste sábado (20) quadra poliesportiva na comunidade de Serrinha

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, vai inaugurar a quadra poliesportiva da Escola Municipal Luiz de França Lima, em Serrinha, comunid...ade da Zona Rural. O evento acontecerá neste sábado (20), a partir das 19h. A inauguração será festejada com a participação dos apresentadores/cantores Luiz Almir e banda 100% romântica e Cyro Robson, “Papinha”, apresentador do Patrulha da Cidade fazendo um grande serestão para a população de Serrinha.

A obra custeada com os recursos do governo federal, através do PAC 2, está orçada no valor de R$ 500mil, sendo a contrapartida da prefeitura a doação do terreno e a adequação técnica exigida pelo Ministério da Educação (MEC). Além dessa quadra, existem mais três já aprovadas pelo MEC em fase de licitação. As unidades de ensino beneficiadas serão Dom Joaquim (Centro), Maria das Neves (Amarante) e Genésio Cabral (Golandim).

Outros projetos de construção de novas quadras de esportes já foram encaminhados pelo município ao Ministério da Educação por determinação do prefeito Jaime Calado.